Saúde e cuidado no serviço escola: adolescência presente!
Alexandra Machado Galvão dos Santos, William Jacobsen da Rocha,Juliana Schmitt e Daniele Santetti 31 Encontro G: Teatro Objetivo: Confraternização final do semestre. Proposta : Os participantes resolveram fazer um teatro para ilustrar momentos da canoagem para os coordenadores do grupo. Atividade: Os integrantes do grupo organizaram um momento para ilustrar um pouco da rotina da canoagem para os coordenadores do grupo, esse momento foi escolhido para confraternização do semestre. FONTE: Elaborado pelos autores. Conclusão O trabalho desenvolvido no primeiro semestre de 2019, com os atletas da Canoagem vinculados à Clínica Escola e a Prefeitura de São Leopoldo, proporcionou para os estudantes uma vivência singular na prática profissional no âmbito do trabalho interdisciplinar, mostrando a importância desse tipo de atendimento. A possibilidade de exercitar, o que é difundido tão amplamente na academia, torna a aprendizagem profissional muito mais efetiva. Além disso, a trajetória do grupo, evidenciando a fase da adolescência, foi fundamental para disseminar os saberes envolvidos nessa atividade. Através dos encontros com os atletas, os coordenadores propuseram diferentes formas de lidar com questões relacionadas à nutrição, equipe de canoagem, competição, desempenho e principalmente situações no âmbito da vida social e familiar desses atletas. Desta forma, o trabalho da psicologia e nutrição envolveu um contexto ampliado da vida desses atletas. O entendimento principal foi o interesse de proporcionar nos encontros, subsídios que favoreçam a vida esportiva, mas acima de tudo, que as questões que permeiam essa fase da adolescência, para além do esporte, sejam trabalhadas concomitantemente. Nesse sentido, a educação nutricional, por exemplo, não influencia somente os atletas juvenis. Nota-se que as conversas e experiências realizadas nos encontros com a equipe interdisciplinar, reverberam dentro de casa, conforme relatos trazidos pelos próprios atletas. Assim como na experiência de análise sensorial, onde frutas não aprovadas inicialmente por alguns atletas, quando consumidas sem prejulgamento tiveram boa aceitação. Os coordenadores intervieram mostrando a importância de experimentar alimentos em outras formas e preparações, para que a alimentação seja mais diversificada, de maneira prazerosa e saudável. Tal experiência evidencia a força das intervenções propostas por um trabalho interdisciplinar em saúde e demonstra a adesão às atividades pelo grupo de adolescentes envolvidos nas práticas.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz