Saúde e cuidado no serviço escola: adolescência presente!
30 Um relato de experiência de estudantes de Psicologia e Nutrição no atendimento a adolescentes no âmbito do esporte Encontro C: Identificar tex- tura, sabor, e aroma das frutas, assim como suas características e diferenças, de um mesmo tipo de fruta. Objetivo: Proporcionar para os participantes um momento de atenção plena na hora da re- feição. Proposta: Foram postas para degustação diversas frutas que os participantes ex- perimentaram de olhos vendados. Após a experiência eles tiveram que identificar o sabor e adivinhar qual fruta experimentaram. Posteriormente, a prova de frutas foi feita sem a venda. Os participantes conversaram sobre a experiência proposta e identificaram as diferenças de cada momento. Atividade: Os participantes do grupo relataram a diferença que sentiram na ali- mentação com os princípios da atenção plena e a alimentação sem estar comple- tamente conectada a refeição. Encontro D : Entender sobre alimentação e suplementos ali- mentares. Objetivo: Entender melhor os alimentos e os suplementos nas suas potencialidades. Proposta: Foram elaboradas questões para serem respondidas sobre suplementos e alimentação, conhecendo macronutrientes e micronutrientes. Utilizando a ferra- menta de um sorteio, os participantes tentavam responder as questões sorteadas e o grupo todo podia auxiliar. Atividade : Houve uma participação efetiva dos integrantes do grupo, as discus- sões em torno das questões elaboradas foram bastante mobilizadoras. Houve, no grupo, uma motivação em buscar por comida de verdade, em detrimento de for- mulações comerciais. Encontro E: Construir um cas- telo de cartas Objetivo: Propor um momento que pudés- semos falar sobre a rotina dos participantes e como eles lidam com as adversidades. Proposta: O grupo foi dividido em duas equipes que iriam competir entre si para construir um castelo de cartas. Atividade: As equipes se organizaram em estratégias diferentes para construir seus castelos. Nenhuma equipe conseguiu concluir a tarefa. Esse momento foi im- portante para conversarmos sobre competição, equipe, perdas e ganhos no âmbito do esporte. Encontro F: Reflexão sobre a equipe Objetivo: Propor um momento para conversar sobre pontos positivos e negativos da equipe. Proposta: Não houve uma atividade proposta como dispositivo para esse tema. Atividade: Os participantes conversaram abertamente sobre como percebem as relações na equipe de canoagem e como lidam com as dificuldades que encontram. Além disso, eles elaboraram estratégias para propor melhorias no âmbito do clube. Relacionando sempre todas essas questões com diversas situações da vida de cada um.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz