Saúde e cuidado no serviço escola: adolescência presente!

28 Um relato de experiência de estudantes de Psicologia e Nutrição no atendimento a adolescentes no âmbito do esporte tes algumas intervenções que busquem a resiliência desses atletas e atue de forma preventiva a problemas futuros, ajudando a estabelecer relaciona- mentos sociais positivos. (DEL PRETTE; DEL PRETTE, 2005; SEGRIN; TAYLOR, 2007). Relato de experiência A experiência que será descrita aqui é proveniente de um trabalho interdisciplinar de estudantes das áreas de nutrição e psicologia do Serviço- Escola da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Esse trabalho foi supervi- sionado por profissionais do serviço e aconteceu nos meses de março, abril, maio e junho de 2019. Foram atendidos grupos de atletas da rede municipal de ensino que estão vinculados ao Projeto do Ministério da Educação em parceria com a Prefeitura de São Leopoldo num contexto que promove a prática esportiva de canoagem de velocidade no Rio dos Sinos. Foram destinados sete dias, previamente estabelecidos, para os encon- tros dos grupos que ocorreram quinzenalmente na sede da Clínica-Escola, o referido PAAS em São Leopoldo. Acompanhando essa mesma perspectiva, foram agendadas as supervisões semanais ao trabalho desenvolvido pelos acadêmicos, onde estes apresentaram os principais acontecimentos do grupo e receberam orientações de intervenções, auxílio no planejamento da didática e indicações de leituras específicas numa dinâmica interprofissional. A equipe de coordenadores se organizou em duas duplas interdisciplinares que condu- ziram o trabalho ao longo do semestre. Com esse embasamento, os coordenadores do grupo elaboraram ei- xos flexíveis com propostas de temas para os encontros, observando sempre em acolher a demanda manifestada em todo momento do grupo. Nesse sen- tido, numa perspectiva cognitiva comportamental, seguiu-se uma estrutura mínima durante o trabalho interdisciplinar. O monitoramento do humor dos atletas foi avaliado no início de todos os encontros, servindo como partida para o desenrolar dos atendimentos. Esse momento oportunizou abordar os acontecimentos positivos e negativos durante o processo do grupo. Com base na linha teórica da abordagem da TCC, foi feito também uma relação entre o encontro atual e o anterior, revisando as tarefas dadas para que essa revisão servisse de estímulo para as próximas atividades a serem realizadas, além de sugerir um aspecto de continuidade. (KNAPP, 2009). O viés interdisciplinar proporcionou trabalhar, por exemplo, a rela- ção do grupo com a alimentação, bem como dispor de atividades que os ajudassem a identificar o próprio comportamento em relação ao alimento. Essa concepção se deu notoriamente no momento em que se oportunizou

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