Saúde e cuidado no serviço escola: adolescência presente!

Alexandra Machado Galvão dos Santos, William Jacobsen da Rocha,Juliana Schmitt e Daniele Santetti 27 confusão, transgressão, irresponsabilidade e impetuosidade. O adolescer se constitui pelo caminho para chegar à vida adulta. Nesse percurso, está evi- dente que esta é uma fase onde a sociedade considera que ainda não existe a plena capacidade dos sujeitos de responder pelos seus atos. Essa percepção social do adolescente revela o período de difícil controle dos impulsos. Nesse contexto, o esporte é uma implementação, em alguns casos, para prevenção a ameaça social que essas características são associadas. (MOLINA, 2004). Desta forma, esse Projeto da Prefeitura de São Leopoldo em parceria com a Clínica Escola, corrobora com a Constituição da República Federativa do Brasil (BRASIL, 1988) que proclama no Artigo 217 o dever do Estado de fomentar práticas desportivas formais e não-formais. Nesse contexto, está garantido por lei o incentivo ao esporte, com recursos públicos específicos, em todo território nacional como forma de promoção social. Além disso, o âmbito esportivo carrega consigo uma vasta possibili- dade de benefícios, entre eles a interferência positiva na qualidade de vida. No entanto, é necessário ter cuidado, pois na categoria de esporte profissional existe a busca pela alta performance, o que leva diversos atletas a abandona- ram outros setores da vida para assumirem uma dedicação que exige muitas vezes exclusividade. Esse é um ponto importante, pois a frustração também estará presente durante essa jornada. Concomitante a isso, não é possível existir esporte sem competição e seu caráter individual e de alta concorrência se sobrepõe aos conceitos de igualdade e solidariedade. É através do esporte que o atleta se mostra hábil ou não, ou seja, ficam expostas as suas vulnera- bilidades e suas capacidades enquanto atleta e tudo isso acontece, nem sem- pre de forma muito justa. Todavia, a competição na adolescência, se em boa medida, respeitando o processo de formação de cada um, pode favorecer a aprendizagem auxiliando na formação do indivíduo. (FERRAZ, 2009). A dedicação direcionada ao esporte pode também favorecer o desen- volvimento de transtornos alimentares e comportamentos alimentares desor- denados que interferem diretamente na saúde e desempenho. Faz-se necessá- rio o conhecimento e identificação do diagnóstico pelo profissional responsá- vel para prevenção do agravamento do atual estado analisado. (NATIONAL EATING DISORDERS, 2018). O uso de suplementos alimentares deve vir associado à recomenda- ção profissional e especializada, tendo em vista o fator de risco à saúde. Para tanto, a conscientização da individualidade deve ser reforçada quando os fa- tores como contexto de uso e variabilidade de treino são evidenciados como determinantes pessoais de ingestão. (MAUGHAN et al ., 2018). Para além do contexto esportivo, as habilidades sociais fazem parte de uma gama de aspectos importantes, nesse sentido, considera-se relevan-

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