Saúde e cuidado no serviço escola: adolescência presente!
26 Um relato de experiência de estudantes de Psicologia e Nutrição no atendimento a adolescentes no âmbito do esporte Fundamentação teórica Fundada em 1969, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) é uma instituição jesuíta, particular, comunitária, sem fins lu- crativos, que proporciona através do seu Serviço-Escola, situado na cidade de São Leopoldo no Rio Grande do Sul, atendimento interdisciplinar para comu- nidade vulnerável do município. O Programa de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS), criado em 1996, em uma organização que contempla o atendimento da população local com profissionais e estudantes da área de nutrição, en- fermagem e psicologia numa abordagem interdisciplinar. (HENNINGTON, 2005). A educação interprofissional integra duas questões importantes para a formação em saúde, que proporcionam ao acadêmico um processo avança- do de conhecimento. Uma delas consiste na aprendizagem conjunta das áreas da saúde. Essa didática favorece o compartilhamento das especificidades de cada ciência, melhorando a qualidade e promovendo a integralidade do cuida- do. Além disso, o ensino em uma perspectiva construtivista coloca o estudan- te no lugar de protagonista do seu conhecimento, o que designa novos papéis no âmbito do ensino, ou seja, não é mais o professor que detém e transmite o saber, mas ambos constroem juntos com diálogo e crítica, fomentando transformações sociais interativamente. (BATISTA, 2012). O conceito de integralidade surge em 1960, quando a formação mé- dica que se mostra de forma fragmentada é questionada e as especialida- des apresentam um viés característico de dividir o funcionamento do corpo. Postura que embora absorvida pelos profissionais, começava a receber duras críticas no que diz respeito ao seu aspecto reducionista. Em resposta a essas questões a integralidade surge como uma atenção ampliada às necessidades de saúde do sujeito. (COSTA, 2004). Entende-se que a interação entre pessoas envolvidas em um grupo, promove o aprendizado, sugerindo uma nova elaboração do conhecimento, além de um questionamento em relação a si e ao outro. Desta forma, a consti- tuição do ser humano é destacada pelo seu caráter predominantemente social, um sujeito que estabelece vínculos e está inserido numa cultura, consequente- mente irá se relacionar com outros sujeitos. A reciprocidade nas ações e rela- ções interpessoais gera o partilhamento de significados entre as pessoas, e esse movimento de se diferenciar do outro constrói o próprio indivíduo. A ideia, neste caso, é que o exemplo de autonomia de alguns possa servir de estímulos para outros integrantes do grupo, ou seja, que eles se enxerguem em outros papéis que não sejam aqueles que estão acostumados. (BASTOS, 2010). Considerando que adolescentes estão num período de transição, fase que costuma ter como características predominantes a irritação, mal-estar,
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