Saúde e cuidado no serviço escola: adolescência presente!
Os organizadores 11 tes através da ampliação do trabalho, dos estudos e das ações efetuadas com a rede intersetorial de atenção de adolescentes de São Leopoldo. Ampliamos a oferta de grupos psicoterapêuticos e de apoio aos adolescentes e pré-adoles- centes. Criamos ações de extensão para formação e construção de estratégias de intervenção na rede de atenção aos adolescentes, para trabalhadores da rede de São Leopoldo, com momentos de estudo para melhor compreender a expressão do sofrimento dos jovens de nosso país, assim como realizamos assessorias no campo da educação. Entre dores e amores, entre mutilações e corpos vibráteis, entre pen- samentos de morte e ações de vida, o serviço esteve junto com outros parcei- ros e pessoas na tentativa de construir estratégias de cuidado e afirmação de uma adolescência potente e saudável. Acolhemos, seguimos com ações já em curso, constituíram-se novos movimentos, novos encontros e intervenções, e, principalmente, adolescentes e jovens continuam povoando os corredores, as salas e as atenções do nosso serviço escola. Esta edição, portanto, não teria como furtar-se a ser um espaço de registro, de articulação e testemunho de vários destes acontecimentos. Com certeza não diz tudo o que aconteceu, até porque isso é uma tarefa para além da palavra, mas propõe-se a compor uma linha visível do muito que fez pre- sente a adolescência no PAAS destes últimos semestres. A primeira seção aponta para a temática central deste volume, pen- sando as práticas de trabalho com os adolescentes em diferentes contextos e modalidades de atendimento. Tratam-se de relatos e caminhos percorri- dos para que se possa pensar as potencialidades dos encontros vividos entre os profissionais e estagiários com uma adolescência cheia de desafios, mas também como um amplo e diverso campo de possibilidades. A segunda se- ção aborda temas livres, articulando práticas interdisciplinares realizadas no serviço, além de reflexões e construções acerca do processo de tornar-se psi- coterapeuta. A terceira seção finaliza este volume através da escrita de uma convidada, trazendo seus percursos, fazeres e diálogos a partir da articulação da adolescência e a rede de saúde e assistência pública. Por último, mas não menos importante, gostaríamos de agradecer. Aos autores, pela sua dedicação e disponibilidade na socialização de suas práticas através da escrita para o Cadernos. Às parcerias novas e já consoli- dadas presentes na produção destes textos. Agradecer pela continuidade do investimento político, pedagógico e financeiro dos Cursos de Graduação de Psicologia, Enfermagem e Nutrição, da Unidade Acadêmica de Graduação (UAGrad) e da Ação Social da UNISINOS, sem o qual este volume não seria possível. Agradecer aos usuários, pessoas que dão vida aos dias no PAAS e constituem parcerias na busca de uma qualidade de vida melhor.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz