Saúde e cuidado no serviço escola: adolescência presente!

10 Apresentação A cada ano realizamos o Seminário Interdisciplinar do PAAS 1 como forma de dar visibilidade aos movimentos que iniciaram em 2010 e vem orien- tando as mudanças no serviço escola na direção de uma participação mais efe- tiva nas políticas públicas e uma formação comprometida com o SUS. Para tanto, afirmar a rede em seus diferentes sentidos e espaços se torna funda- mental. Em 2017, foi organizado o VIII Seminário Interdisciplinar do PAAS: “Entrelaçando redes para fortalecer o cuidado”. A proposta previa a aproxima- ção com os diferentes segmentos das redes municipais das quais já participá- vamos. No evento, contamos com uma presença significativa de trabalhadores da rede de atenção a crianças e adolescentes de São Leopoldo. Como uma das atividades, propusemos Grupos de Trabalhos Temáticos, com o objetivo de discutir e identificar proposições, para as dificuldades de atendimento às demandas recebidas tanto pela rede, quanto pelo PAAS. Como resultado, ve- rificamos que os profissionais da rede, se propunham a compreender mais de- talhadamente o nosso trabalho, ao mesmo tempo que buscavam soluções para suas demandas. Ao final, identificamos um pedido mais específico, para que pudessem contar conosco para melhor realizar o trabalho junto a grande quan- tidade de crianças e adolescentes que chegavam aos seus serviços. Numa reali- dade parecida estávamos nós, do PAAS. A equipe do Acolhimento Permanente identificava, a cada novo cadastro, um aumento significativo, nos últimos anos, no número de encaminhamentos de escolas, de diferentes serviços da cidade e mesmo de busca espontânea de familiares e responsáveis pelo atendimento de adolescentes e crianças decorrentes do sofrimento que se encontravam. Já existiam no serviço ações constituídas como projetos de inter- venção com crianças e adolescentes, além dos atendimentos individuais e grupais realizados desde o início do PAAS. Nossas relações com Casas de Acolhimento, Escolas, Projetos Sociais, entre outros em função desses cui- dados já eram presentes. Mas o seminário trouxe uma outra dimensão: a in- tensidade, cumplicidade e a ampliação dos desafios no trabalho com crianças e adolescentes. O compartilhamento das realidades de sofrimento, das dúvi- das sobre o que e como fazer, dos esgotamentos e limites instituídos, assim como a alegria e o testemunho da vida presente. Assim, como resultado deste encontro, surge uma questão pulsante para o PAAS: como tomar a adoles- cência como uma meta de trabalho? Partindo, então, da experiência do VIII Seminário, durante o planejamento do PAAS para o ano de 2018, e averiguan- do os dados do Acolhimento Permanente e nossa responsabilidade para com eles, optamos, em equipe acolher a demanda de atendimento aos adolescen- 1 Evento realizado anualmente pelo serviço escola da saúde da UNISINOS que reúne acadêmicos, professores, técnicos, serviços e profissionais das rede e interessados em debater ações e temáticas da área da saúde que tem relação com formação e assistência.

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