Redes: construções coletivas com um serviço escola
Ensino em serviço - um cotidiano de encontros 94 DE SAÚDE DE SÃO LEOPOLDO – Parceria entre UNISINOS e Prefeitura de São Leopoldo” 6 . De acordo com o projeto enviado e com as proposições do serviço, a educação em serviço preconizada como estratégia da formação permanente do SUS já ocorre no território, uma vez que se constitui como um dos princípios do PAAS, estando presen - te nas práticas de aprendizagem e formação. Para o PAAS, cuja natureza implica na formação de acadêmi - cos, a sua transformação enquanto serviço, acontece à medida que se reorganiza metodologicamente, permitindo maior flexibilidade e trân - sito para que seus integrantes possam situar-se diante de proposições e deslocamentos que viabilizem uma nova postura enquanto profis - sionais da saúde. Ir a campo, atender solicitações, disponibilizar o co - nhecimento da universidade à comunidade, colocando-o em cheque, inúmeras vezes; conhecer e compartilhar o trabalho desenvolvido pelas equipes que lá já atuam, estabelecer intervenções em parceria, em rede, viver a interdisciplinarmente num lócus e num cotidiano de caracterís- ticas próprias, sendo consonante com as diretrizes e princípios do Sis - tema Único de Saúde (SUS) e considerando a integração ensino serviço como estratégia de formação, tem sido, ao longo do tempo, um grande desafio. De acordo com Albuquerque (2008, p 357). Entende-se por integração ensino-serviço o trabalho coletivo pactuado, articulado e integrado de estudantes e professores dos cursos de formação na área da saúde com trabalhadores que compõem as equipes dos serviços de saúde, incluindo-se aí os gestores, cuja finalidade é a qualidade de atenção à saúde individual e coletiva, a excelência da formação profissional e o desenvolvimento/satisfação dos trabalhadores dos servi- ços (ALBUQUERQUE et al, 2008, p. 357). Estabelecida a reorganização interna do serviço, tendo em vis - ta sua nova metodologia, organizada em projetos, dos quais derivam ações com objetivos delimitados, justificativas de proposição, tempo pré-estabelecido de duração e com a implicação das diferentes áreas, dos professores, técnicos e estagiários numa composição interdiscipli- nar, vão se estabelecendo ou se ampliando parcerias com entidades do município de São Leopoldo para um trabalho em rede. 6 Documento interno sem publicização e/ou publicação.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz