Redes: construções coletivas com um serviço escola
Ensino em serviço - um cotidiano de encontros 92 profissionais necessitou ser qualificada, ampliando suas competências, para que as ações fossem desenvolvidas dentro da perspectiva da saúde coletiva. Foram realizadas consultorias, capacitações, seminários, estu - dos e discussões para que se lançassem às novas demandas (CASTRO; RUSCHEL; RIVERO, 2015). A equipe buscava dialogar e prestar as- sessoria a outras instituições direta ou indiretamente relacionadas à saúde. Mantinha participação contínua nas reuniões do Conselho Mu- nicipal de Saúde. Instituía-se o trabalho junto ao Juizado da Infância e da Juventude e o Conselho Tutelar, o que tentava favorecer, dentre outros fatores, a prevenção e contenção da violência (BELLÉ; CAS - TRO, 2009). Conforme Bellé e Castro (2009, p. 37): Ressalta-se que o PAAS vem se instituindo como um espaço no qual metas e prioridades são sempre redefinidas e repen - sadas. As discussões internas têm incluído meios de buscar uma integração ainda maior com a comunidade, especial- mente com relação àquelas demandas que não aparecem de forma evidente no Programa, mas que se constituem como graves problemas de saúde pública. Essas constantes refor- mulações são utilizadas como forma de fugir da alienação, ao atentar para as necessidades da comunidade de São Leopoldo e região. Essa postura reflexiva, somada aos fatores expostos, corrobora a relevância do Projeto tanto para a comunida- de de São Leopoldo quanto para a formação dos alunos da UNISINOS, culminando em uma relação de reciprocidade entre os universos acadêmico e social. De modo concomitante, surgiu, de parte dos estagiários de psi- cologia, posteriormente estendida para as demais áreas, a proposição de um grupo de reflexão e ação o qual denominaram PAAS COM A REDE . As justificativas sustentavam que o serviço tradicionalmente se caracterizava por atendimento clínico ambulatorial, mas que havia sido identificada a necessidade, através de pedidos que chegavam, de que se estabelecesse uma relação mais próxima com a rede de saúde. O grupo convidou lideranças de diversos setores da saúde pública do municí- pio para as reuniões, que ocorriam semanalmente às sextas-feiras pela manhã, e contava com estagiários, técnicos e professores da psicolo- gia, enfermagem e nutrição. Desse processo de ampliação do serviço resultou: a visita à escola de musicoterapia da EST (Escola Superior
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