Redes: construções coletivas com um serviço escola

Ensino em serviço - um cotidiano de encontros 90 De acordo com Ceccim e Feuerwerker (2004), a integralidade da atenção envolve a assimilação da noção de ampliação da clínica, o conhecimento sobre a realidade, o trabalho em equipe multiprofissio - nal e transdisciplinar e a ação intersetorial. A multiplicidade de inte- resses e pontos de vista existentes nos territórios requer negociação e pactuação política nesse processo de estabelecimento de orientações concretas para a educação permanente em saúde. O núcleo central da política de formação para a área da saúde é constituído pela própria população. Suas necessidades sanitárias e mesmo de educação para a gestão social das políticas públicas de saúde devem ser consideradas, proporcionando o desenvolvimento da autonomia diante das ações, dos serviços e dos profissionais de saúde (CECCIM; FEUERWER - KER, 2004). Essa proposta é desafiadora e, mesmo não sendo a única, ainda inovadora em uma realidade de processos de trabalho ainda tão fragmentados por categorias e serviços diversos. Na experiência de São Leopoldo, a avaliação positiva surge em processos de fechamento de semestre, nos quais os alunos apresentam seus projetos que são frutos de seu processo de aprendizagem e con - tribuem para a qualificação da assistência à saúde, ficando como uma contribuição aos serviços de saúde, usuários. À medida que os traba- lhadores se envolvem com a elaboração desses planos terapêuticos, es- tudos de caso, constituição de práticas de cuidado, as avaliações são de construção colaborativa dos processos e a equipe do serviço se sente parte dos projetos, fazendo com que se apropriem das propostas quali - ficando o atendimento às necessidades dos usuários e potencializando os processos de educação permanente de todos os envolvidos. Mais especificamente, a atuação do PAAS da UNISINOS nos serviços de saúde de São Leopoldo têm sido um processo de grande construção de conhecimentos e qualificação por meio das parcerias estabelecidas entre alunos, trabalhadores, professores e usuários retra- tadas através dos projetos terapêuticos singulares construídos levando em consideração não apenas processos de saúde e doença, mas tam- bém condições sociais e culturais de cada um. A proposta de estágio do PAAS está alinhada com a interdisciplinaridade, multiprofissionalidade na busca pela integralidade quando diversos alunos de cursos diferen- tes constroem juntos os processos de cuidado dos usuários, orientados por professores de núcleos profissionais diversos, independentemente do núcleo profissional do aluno.

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