Redes: construções coletivas com um serviço escola
Rosana Cecchini de Castro, Luise Peter e Nelson Eduardo E. Rivero 85 a implantação de currículos integrados, articulações ensino- -serviço, a elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), os projetos UNI, os movimentos coordenados pela Rede Unida e o Movimento Estudantil. Assim, de acordo com o Ministério da Saúde, as modificações nas práticas de atenção requerem também mudanças na formação dos pro- fissionais da área, pois para melhorar a forma de cuidar, tratar e acompanhar a saúde, é necessário alterar os modos de ensi- nar e aprender, rever as práticas educativas e seus reflexos nas ações e nos serviços. A integração ensino-serviço também é considerada, pelo Ministério da Saúde, como estratégia im- portante para a formação de profissionais que também aten - dam aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) (BALDOINO; VERAS, 2016, p. 18). Importante ressaltar que, se a implantação do SUS trouxe des- locamentos e ressignificações para as práticas profissionais, na medida em que se demanda outra formação, também desafia os espaços de educação, as estratégias de formação, os lugares instituídos de saber a partir da entrada do território, dos corpos não dóceis, da complexidade das questões de saúde promovida pela inserção da realidade dos servi- ços do sistema de saúde nas formações acadêmicas. A reestruturação não é somente técnica ou profissional, também é pedagógica, também é educacional na formação. Pode ser entendida como o trabalho coletivo, pactuado e integrado de discentes e docentes com trabalhadores que compõem as equipes dos serviços de saúde, visando à quali- dade de atenção à saúde individual e coletiva, à qualidade da formação profissional e ao desenvolvimento e satisfação dos trabalhadores dos serviços. É, pois um dos eixos que busca solidificar a proposta curricular, através de ações diversas na interface do ensino com o serviço. Sua regulação foi abor- dada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) referente a ações inovadoras em formação de recursos humanos em saúde com o objetivo de promover condições satisfatórias para a qualificação profissional das atuais e futuras equipes de saúde. Deste modo, são consideradas atividades promotoras da integração ensino-serviço: estágio curricular supervisiona- do, Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET- -Saúde), Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e programas de extensão. Destarte, é necessário saber quais os cenários de práticas em
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