Redes: construções coletivas com um serviço escola

Ensino em serviço - um cotidiano de encontros 84 A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde concita à ação internacional e nacional urgente e efi - caz, para que os cuidados primários de saúde sejam desen - volvidos e aplicados em todo o mundo e, particularmente, nos países em desenvolvimento, num espírito de cooperação técnica e em consonância com a nova ordem econômica in- ternacional. Exorta os governos, a OMS e o UNICEF, assim como outras organizações internacionais, entidades multila - terais e bilaterais, organizações governamentais, agências fi - nanceiras, todos os que trabalham no campo da saúde e toda a comunidade mundial a apoiar um compromisso nacional e internacional para com os cuidados primários de saúde e a canalizar maior volume de apoio técnico e financeiro para esse fim, particularmente nos países em desenvolvimento (DECLARAÇÃO DE ALMA-ATA, 1978). No Brasil não era diferente; ganhava cada vez mais espaço en - tre trabalhadores da saúde a necessidade de reorganização do sistema já combalido sustentado pelo INAMPS 4 na direção de um sistema de atenção universal e descentralizado. A 8ª Conferência Nacional de Saú - de, realizada em 1986, constituiu-se como um movimento instituinte que produziu um relatório que foi a base para construção da concepção e instituição das políticas de saúde e a implantação do Sistema Único de Saúde a partir da Constituição Brasileira de 1988. Assim é afirma - do, a partir deste momento histórico, um sistema de acesso universal, com equidade e integralidade, descentralizado e com a participação da comunidade. Junto aos princípios e diretrizes desta proposta já se fazia presente a preocupação com a formação de profissionais para atender esta nova forma de promover e cuidar. A educação, tanto na direção da população sobre a sua saúde, como na direção da aprendizagem dos novos profissionais da saúde foram sempre uma grande aposta das transformações na história da saúde coletiva e não foi diferente no SUS. A formação de profissionais, a formação permanente, a articula - ção das formações com as políticas nacionais foram alvo de diferentes e intensos investimentos. Ao longo dos últimos anos e com ajuda da reforma sanitária brasileira ocorreram transformações nas práticas de atenção e na formação dos profissionais da área, que buscaram e co - laboraram para a mudança deste cenário, como, por exemplo, 4 Sobre isso ver: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/sistema_saude.pdf.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz