Redes: construções coletivas com um serviço escola

Cássio Mattiello Alves, Jonas Fernando Müller Filho e Lígia Hecker Ferreira 75 VII O fim da nossa participação enquanto terapeutas deste Grupo constituiu um movimento importante no processo que acompanha- mos 10 . Ao aproximar-se nosso tempo limite, buscamos construir junto com eles como faríamos a passagem ou a troca de terapeutas do grupo. Obtivemos, por parte deles, a sugestão de que eles escreveriam cartas que falassem de si para as novas terapeutas, como uma forma de apre- sentação. Ao comunicar a sugestão às novas terapeutas, encontramos tamanha receptividade de forma que elas manifestaram o desejo de responder a essas cartas. Também surgiu a ideia de realizarmos uma confraternização no último encontro, com uma lista de músicas sugeri - das por todos tocando como som ambiente. Ainda quanto aos efeitos da demarcação de um tempo para a nossa saída do grupo, observamos que se instalou um processo de avaliação, em que puderam afirmar que o grupo teria funcionado como um espaço de ensaio de si para conflitivas e questões pelas quais esta - vam passando na vida em outros espaços, podendo ter algumas angús- tias e ansiedades acolhidas, bem como obter o suporte por parte dos outros integrantes e dos terapeutas. Larrosa (2004) pontua que, na obra de Foucault, “o ensaio é uma experiência simultânea de escrita e pen- samento”. A escrita a qual nos referimos é a escrita de si no mundo, na qual nele nos escrevemos e nos inscrevemos. VIII Cabe ainda, neste texto, um pouco da história de como ele foi se constituindo. Entendemos que a potência que experimentávamos com relação à experiência terapêutica grupal com os adolescentes em tem- pos de empobrecimento dos laços sociais e das experiências coletivas merecia ser compartilhada e poderia encontrar na escrita conceitos, fer- ramentas importantes para seguirmos o percurso. Entendemos que seria importante colocarmos aos jovens do Grupo de Adolescentes quanto à possibilidade de publicação desta escrita acerca dos processos que nele acompanhamos. Ao conversarmos sobre isso, colocamos que, caso acei- tassem, seus nomes seriam protegidos. Eis que fomos surpreendidos 10 Nas ações do PAAS, os estagiários podem estar inseridos por, no máximo, dois semestres.

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