Redes: construções coletivas com um serviço escola

Bianca Ledur, Eduarda Lima de Oliveira, Letícia Saldanha Scherer, Martha Ludwig e Daniele Santetti 57 O objetivo do grupo de canoagem, desde seu início, foi auxiliar os atletas no contexto do esporte, oferecendo estratégias de manejo de ansiedade pré-competitiva e orientação para uma alimentação adequa- da para atletas. Os atletas já tiveram grandes progressos relativos a estes aspectos, conforme Cisolotto et al. (2017). As avaliações de ansiedade da maioria dos atletas diminuíram os scores significativamente, assim como compreensões e comportamentos saudáveis, como ler rótulos de alimentos, ter uma alimentação equilibrada e utilizar alimentos in natura ou minimamente processados. Estes aspectos são trabalhados conforme a necessidade, uma vez que se reconhece sua importância e que a Equipe da Canoagem buscou o PAAS como um serviço que oferece essa atenção aos atletas. Porém, foram acrescentados outros objetivos ao grupo, percebendo a necessidade e a falta que fazia na vida desses adolescentes. Frente a isso, algumas atividades foram pensadas para atingir os objetivos além do esporte, entendendo o contexto em que vivem e pensando em como auxiliar na preparação para a vida dos jovens. ATIVIDADES/INTERVENÇÕES: Dentre os encontros, ocorreu a ida ao serviço de Carreiras da UNISINOS, local que acolhe adolescentes em fase de escolha profis - sional. Neste espaço da universidade, houve uma conversa inicial e, depois da aplicação de um instrumento, que objetiva levantar aspectos relacionados às características pessoais de cada participante. Nas sema- nas seguintes, durantes os encontros, conversou-se sobre as possíveis profissões que os atletas poderiam seguir além e/ou após o esporte. Em alguns encontros, foram propostos questionamentos sobre situações que os faziam pensar, como o questionamento so - crático, técnica da Terapia Cognitivo-Comportamental na qual o coordenador/terapeuta guia os sujeitos para que identifiquem seus pensamentos e crenças (KNAPP; BECK, 2008). Alguns exemplos de perguntas foram: “existe separação entre minha vida de atleta na canoagem e minha vida pessoal?”, ou “quem é o adolescente atleta?”, “quantos anos eu realmente tenho?”. Perguntas como essas podem proporcionar uma discussão sobre o esgotamento e equilíbrio entre o profissional e o pessoal, treino e qualidade de vida, canoagem e família e amigos.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz