Redes: construções coletivas com um serviço escola
Canoagem para além do esporte: relato de experiência de um trabalho direcionado ao desenvolvimento pessoal dos atletas 56 VA; ALTOÉ; MARINS, 2009). Segundo Kreider et al., (2010) a água é o mais importante recurso ergogênico para atletas, fazendo-se necessá - ria em intervalos regulares de 5 a 15 min, com volumes de 170 a 230 ml de água durante a atividade física. O aumento da temperatura corporal, causado pelo exercício físico, se não revertido pela hidratação, pode vir a gerar queda de performance e danos fisiológicos graves, como desi - dratação leve, desidratação severa, hiponatremia e até mesmo coma; portanto, justifica-se o cuidado e o olhar para a reposição hídrica ade - quada (HERNANDEZ; NAHAS, 2009). Aponta-se que os aspectos trabalhados ao decorrer dos grupos, além de preparar os atletas para as competições, busca o autocuidado e a autopercepção para que eles possam integrar as potencialidades do esporte com as vivências diárias da vida de um adolescente. Encon- tra-se a necessidade de trabalhar os aspectos que vão além do esporte, frente à lacuna que temos na literatura e também nas percepções que tivemos ao longo dos encontros. MÉTODO: O trabalho realizado no PAAS – Projeto de Atenção Ampliada à Saúde conta com estagiárias de Psicologia e Nutrição e com as respec- tivas supervisoras, sendo marcado pela interdisciplinaridade e propor- cionando um olhar amplo e integral sobre o sujeito. As intervenções do PAAS junto ao grupo de Canoagem iniciaram a partir de uma busca da professora coordenadora do projeto Canoagem e da equipe que trabalha com os atletas pelo Serviço-Escola. A partir disso, estabeleceu-se uma parceria de trabalho, visando o cuidado nutricional e psicológico necessá- rio para os atletas. Atualmente, a parceria entre PAAS e canoagem conta com quatro grupos de atletas, divididos quinzenalmente e agrupados por idade, totalizando 22 atletas atendidos, todos entre 10 a 19 anos de idade. Os grupos são realizados a partir de uma base teórica da Tera - pia Cognitivo-Comportamental e da Nutrição Esportiva. Sugere-se que um grupo fechado seja homogêneo, com sessões pensadas anterior- mente a partir do objetivo do grupo, estabelecido nas sessões iniciais, este vai se construindo ao longo de todo o processo. Para isso, é muito importante o rapport e o feedback , podendo assim reconhecer os pontos fortes e fracos e estabelecer um bom vínculo entre os participantes e os coordenadores de um grupo.(NEUFELD et al., 2017).
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz