Redes: construções coletivas com um serviço escola

Um relato de experiência na equipe de saúde da família Cohab Duque de Caxias – São Leopoldo – nutrição e atenção básica em saúde 36 Em suma, o papel do nutricionista é, acima de tudo, promover a saúde do indivíduo no âmbito geral, tanto nutricional quanto social. Com isso, afirma-se que a equipe interprofissional é muito importante na realização de atividades relacionadas ao cuidado e saúde da comunidade. UMA EXPERIÊNCIA... O PAAS tem, em sua estrutura, três estratégias básicas: ações de acolhimento, práticas clínicas e intervenções em rede. Neste último campo, na continuidade dos movimentos que o PAAS realiza desde 2010 na direção da rede de atenção em saúde, articulando-se aos mo- vimentos de inserção e investimento na relação da UNISINOS com a rede de saúde de São Leopoldo, um projeto de prática interprofissional vem sendo desenvolvido desde o primeiro semestre de 2018 junto à UBS/ESF Cohab Duque de Caxias. Tem objetivo de constituir microe- quipes de acompanhamento de situações de saúde nas famílias a partir da demanda identificada pelas agentes comunitárias de saúde (ACS) – elas próprias participantes nas microequipes. Como participantes deste projeto como estagiárias do Curso de Nutrição no PAAS, identificamos a possibilidade de ampliar e ex - perimentar, junto com a equipe de agentes de saúde, um momento de capacitação e potencialização do campo da nutrição na relação com a atenção básica. Em levantamento de demanda junto à equipe, surgiu o interesse em ampliar o conhecimento sobre qual a contribuição e/ou forma de inserção da nutrição na prática das equipes de ESF. Assim, foi planejado, como projeto de estágio, um encontro na modalidade de oficina com as ACS. A atividade desenvolvida reuniu cinco ACS da ESF e contou também com participação da enfermeira que expressou interesse na participação. Foi desenvolvida uma sequência de perguntas sobre o papel do nutricionista na ESF, que as próprias agentes deveriam res- ponder com base no seu conhecimento e experiência prévia. As per- guntas elaboradas foram: “Qual o papel do nutricionista na Unidade Básica de Saúde?”, “Qual a lógica de trabalho do profissional nutricionista em uma UBS ou ESF?”, “Qual a importância do nutricionista em uma UBS e ESF?” . Estas perguntas foram respondidas inicialmente pelas agentes e, por conse- quência, referenciadas e explicadas pelas estagiárias de nutrição. Com base nas respostas dadas pelas ACS, foi possível perceber que estas eram baseadas nas atividades que a nutricionista da equipe

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