Redes: construções coletivas com um serviço escola

Andorinhas sozinhas não fazem verão: a experiência interdisciplinar e o cuidado integral no território 18 panhamento das famílias. Acreditamos que somente assim passa a ser possível potencializar o cuidado em saúde, uma vez que as questões que circunscrevem a saúde dos sujeitos acompanhados podem ser multifatoriais (BACKES et al, 2014). Também frisamos aqui que o diálogo sobre o melhor acompanhamento não ocorre apenas entre os profissionais da saúde, mas envolve, sobretudo, os usuários. Para isso, torna-se indispensável uma escuta atenta, crítica e sensível sobre o seu desejo e o que espera com o acompanhamento. A partir desse entendimento, o principal foco da equipe foi de realizar um trabalho pensando a família na sua integralidade, com o cuidado de não fragmentar os sujeitos acompanhados. A integrali- dade no SUS pressupõe reconhecer os sujeitos como seres históricos, sociais e políticos, inseridos em um contexto de vida singular e à um território com o qual se relaciona. Nesse sentido, destaca-se a impor- tância de um trabalho que articule um saber coletivo que proporcione aos usuários autonomia e emancipação para o cuidado em saúde (MA- CHADO, 2007). Estar no território permite, também, que estejamos atentas às relações que se estabelecem ali e os sentidos que se produ- zem quando se garante o acesso aos direitos de saúde. Com esta experiência conseguimos enxergar o quão impor- tante é a atuação interdisciplinar desde a formação em saúde, uma vez que é através desse trabalho que conseguiremos, enquanto pro - fissionais, pensar a integralidade dos sujeitos acompanhados. Reite - ramos, ao fim, a importância de que trabalhos como este, ainda du - rante o processo de formação profissional, se deem cada vez mais, de modo a sensibilizar as profissionais em saúde acerca da importância do trabalho em rede, no território e de uma escuta que legitime o de- sejo dos usuários atendidos, qualificando as ações na atenção básica de saúde. REFERÊNCIAS ABRAHÃO, Ana Lúcia; MERHY, Emerson Elias. Formação em saú- de e micropolítica: sobre conceitos-ferramentas na prática de ensinar. Interface-Comunicação, Saúde, Educação , v. 18, p. 313-324, 2014.

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