Redes: força de produção em um serviço escola

Layanna Freiberger e Rosana Cecchini de Castro 81 REDE DE APOIO ENTRE O PAAS E AS ESCOLAS DE SÃO LEOPOLDO Layanna Freiberger 1 Rosana Cecchini de Castro 2 RESUMO : A partir do tema proposto para construção de mais uma edição da Série Cadernos do PAAS ressaltamos os atendimentos realizados no PAAS com crianças e adolescentes e a rede de apoio criada entre o serviço e as esco- las frequentadas pelos mesmos, no intuito de estabelecer uma compreensão mais ampla sobre esses sujeitos e, com isso, incrementar a perspectiva de atenção a sua saúde. A psicologia clínica com crianças e adolescentes ocupa uma parte significativa dos atendimentos do PAAS. Em atendimentos indi- viduais ou grupais, na modalidade de psicoterapia ou oficinas, entre outros, muitos dos acolhimentos realizados pelo PAAS, derivam de encaminhamen- tos oriundos das escolas, tendo em vista dificuldades de aprendizagem, con- flitos emocionais, condutas agressivas, além de diversas outras demandas. A possibilidade de estar em contato com as escolas dos pacientes torna-se algo relevante, pois agrega dados e acrescenta, para o atendimento psicológico, a visão dos profissionais implicados com aquele contexto, como professores, pedagogos e administradores. Com relação a formação dos estagiários do Estágio Profissional de Psicologia envolvidos com a experiência, permite o 1 Acadêmica do Curso de Psicologia UNISINOS. Estagiária do Estágio Profissional de Psicologia do PAAS. 2 Psicóloga; Coordenadora Executiva do Curso de Psicologia da Unisinos/RS; Coorde- nadora do Projeto de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS), Unisinos/RS. Professora e Supervisora de Estágios do Curso de Psicologia, Unisinos/RS. Doutora em Psicologia da Saúde e da Família, Deusto/Espanha. Gabriela Hoffmann Fiuza

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz