Redes: força de produção em um serviço escola

76 Atendimento em conjunto: prática interdisciplinar envolvendo nutrição e psicologia MTT é utilizado no processo de reeducação alimentar, pois demonstra que as mudanças bem-sucedidas ocorrem ao longo do tempo e passam de forma cíclica através dos estágios. Os estágios do MTT são: pré-contemplação, o indivíduo não reco- nhece suas práticas alimentares inadequadas, ou seja, não tem consciência do comportamento problema, e não considera mudar em um futuro próximo; contemplação, o indivíduo começa a considerar o problema e a necessida- de da mudança comportamental, contudo não tem um prazo estabelecido e comprometimento efetivo; preparação/decisão, o sujeito pretende alterar seu comportamento com um prazo estabelecido, adota um plano de ação e mostra-se mais determinado e envolvido com a mudança efetiva; ação, o indivíduo modifica de fato seu comportamento, com dedicação e disposi- ção realiza ações e percebe seus benefícios; e a manutenção, indivíduo muda seus comportamentos e mantém os novos hábitos por mais de seis meses (PROCHASKA; DICLEMENTE, 1982; PROCHASKA; DICLEMENTE; NORCROSS, 1992; TORAL; SLATER, 2007). O MTT tem potencial para intervenções individuais e grupais, vi- sando cuidado à saúde e mudança de comportamentos alimentares, consi- derando que as intervenções tradicionalmente utilizadas pressupõem que o indivíduo está pronto para a ação quando na maioria das vezes não está. Enfatizar os processos de elevação de consciência, auto reavaliação e o alívio dramático, bem como o foco nos benefícios da mudança, são estratégias úteis para impulsionar o indivíduo a atingir suas metas. É importante haver metas específicas para cada estágio. (GREENE et al, 1999). O MTT e a EM se complementam no Atendimento Conjunto, pois dentro de cada estágio observam-se intervenções diferentes, nas quais se bus- ca com o paciente compreender o motivo pelo qual buscou o serviço, quais são os seus objetivos, quais dificuldades tem encontrado e a pensar em alter- nativas e estratégias juntos. Os profissionais, escutando atentamente os indi- víduos são capazes e identificar os estágios e os processos de mudança que estão acompanhando o paciente, e, desta forma, podem trabalhar de forma singular com o paciente, partindo do que faz sentido e do que é importante para ele (LUDWIG, 2017). Trabalhar interdisciplinarmente mostra o quanto os saberes não se sobrepõem e sim se complementam. CONSIDERAÇÕES FINAIS Através da busca constante de produção de conhecimento e estru- turação de um ambiente de formação interdisciplinar no PAAS, as ações de atendimento em conjunto demonstram importante integração teórico/prá-

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