Redes: força de produção em um serviço escola
74 Atendimento em conjunto: prática interdisciplinar envolvendo nutrição e psicologia O ATENDIMENTO CONJUNTO NO PROJETO DE ATENÇÃO AMPLIADA À SAÚDE O Atendimento Conjunto é uma ação interdisciplinar entre as áreas da Nutrição e Psicologia e Enfermagem. Esta ação ocorre nesta configuração em virtude da ampliação de serviços de Interconsultas entre as áreas. Embora este artigo traga as áreas na Nutrição e da Psicologia nesta prática, a Enfer- magem também participa da ação. O atendimento em conjunto realizado no PAAS ocorre com um esta- giário da Nutrição e um estagiário da Psicologia ou da Enfermagem. Os esta- giários conduzem juntos a consulta, dividindo a mesma cena e com o objetivo comum de promover mudanças de hábitos e práticas alimentares inadequadas identificados nos pacientes em acompanhamento nutricional. O atendimento tem duração média de 45 minutos a uma hora e são realizados quinzenalmente. Os acadêmicos inseridos nesta prática recebem suporte semanal, que consiste em supervisão conjunta de uma professora da Nutrição e de uma professora da Psicologia e tem duração de uma hora. Durante a supervisão, realizam-se discussão de casos e seminários visando ampliação e troca de conhecimentos. A proposta do atendimento em conjunto também estimula a produção conjunta dos acadêmicos, dessa forma as evoluções dos aten- dimentos são realizadas de forma mútua, havendo ainda a possibilidade de produção científica pelos estagiários. No período de estruturação e execução da ação, o número de acadêmicos e pacientes envolvidos aumentou, ade- mais ocorreu importante interlocução entre as áreas, visto que inicialmente o Atendimento Conjunto envolvia somente a Nutrição e a Psicologia, e em um segundo momento a Enfermagem passou a compor junto. Os pacientes que integram esta ação foram apresentados a esta forma de atendimento e convidados a participarem. Estes eram pacientes já inseri- dos no acompanhamento de Nutrição do PAAS, e foram avaliados e verifi- cadas demandas para a intervenção proposta. Os casos para atendimento em conjunto foram aqueles em que se identificaram dificuldades para adesão ao tratamento, ou seja, baixa resposta às intervenções propostas ao longo dos semestres anteriores. Utilizando como base para os atendimentos a Entrevista Motivacio- nal (EM) e o Modelo Transteórico (MTT) para mudança de comportamento, os estagiários trabalham com o paciente de maneira colaborativa. O papel da Psicologia nos atendimentos não é focado na psicoterapia e sim objetiva buscar junto com o paciente compreender seu processo de mudança de com- portamento alimentar, buscando evocar sua motivação intrínseca para tal.
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