Redes: força de produção em um serviço escola
Aline Cattani, Luísa Moutinho Cavalcante, Maria Lucia Rodrigues Lopes e Martha Wallig Brusius Ludwig 73 atuando mutuamente, trazendo as disciplinas para o trabalho interdisciplinar, as conectando em rede dentro do serviço. O atendimento em conjunto, além da proposta do atendimento inte- gral e humanizado, estimula a criação de vínculo com o paciente, tendo papel determinante para o sucesso da intervenção. Dessa forma, objetivando uma melhor interação profissional-paciente e utilizando de forma mais complexa a interconsulta, o atendimento em conjunto é inserido no projeto terapêutico do indivíduo. Essa nova abordagem justifica-se, uma vez que a promoção da relação interprofissional é perceptível pelo paciente, conduzindo-o a um maior envolvimento na intervenção. O atendimento em conjunto propor- ciona crescimento profissional e instiga a reflexão do indivíduo, tornando-se uma estratégia importante como prática de cuidado e promoção em saúde (BRASIL, 2011; FORTES; FURLANETTO; CHAZAN, 2006; MACHA- DO; BRUNETTO; FAUSTINO-SILVA, 2011). Através do atendimento em conjunto é possível: integrar e fomentar saberes, competências técnicas, prá- ticas e pensamentos críticos; incentivar a escuta e cuidado; tornando assim as diferentes áreas de atuação do campo da saúde comuns, aproximando e ampliando a promoção de saúde no país (MEDEIROS; BRAGA-CAMPOS; MOREIRA, 2014). Este modelo de atendimento visa assegurar a qualidade e resolutivi- dade da assistência prestada ao paciente, bem como crescimento profissio- nal através da troca de conhecimento e experiência do trabalho conjunto. O recurso é útil para romper divisões entre as disciplinas que muitas vezes impedem o trabalho em equipe. A proposta também favorece a discussão de problemas referentes ao caso, buscando uma abordagem determinante e voltada às reais necessidades de saúde do paciente. Dessa forma, a prática de cuidado em saúde se torna cada vez mais singular e o cuidado mais abran- gente favorecendo as mudanças na conduta e a postura dos profissionais em atendimentos futuro (MELLO FILHO; SILVEIRA, 2005). Por caracterizar-se como uma prática inovadora, é importante que a consulta conjunta esteja interligada ao apoio pedagógico, pois existe de- manda por parte dos profissionais. A partir do apoio teórico, são desenvol- vidas novas habilidades profissionais, em especial compreensão e manejo de demandas específicas da atenção em saúde. Essa construção se dá a partir da discussão do caso, associada ao esclarecimento de dúvidas, apoio entre profissionais, supervisão e promoção de capacitações pela equipe multipro- fissional. Sua importância já é reconhecida, contudo são necessárias melhores técnicas de trabalho, planejamento e aprimoramento para alcançar as metas traçadas (FORTES; FURLANETTO; CHAZAN, 2006).
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