Redes: força de produção em um serviço escola

72 Atendimento em conjunto: prática interdisciplinar envolvendo nutrição e psicologia conjunto é estimulado em outros contextos de trabalho (MELLO FILHO; SILVEIRA, 2005). Posteriormente, Medeiros, Braga-Campos e Moreira (2014) rela- tam a experiência de estágio interdisciplinar da Universidade Federal de São Paulo envolvendo Nutrição e Psicologia. Com a demanda de maior integração e ampliação de conhecimentos dos estudantes e pensando no Projeto Político Pedagógico, que traz a interdisciplinaridade como base e sua aproximação aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), os auto- res apresentam que um dos campus da universidade constitui suas turmas com cursos distintos com o intuito de discutir problemas rotineiros e desta forma acercar os estudantes das realidades. O estágio integrado das áreas da Nutrição e Psicologia propõe a realização do planejamento e territorializa- ção do local de atuação pelos alunos. Concomitantemente foram realizadas supervisões integradas ao estágio, elaboração de projetos terapêuticos sin- gulares e visitas em conjunto (com um estagiário de cada área) aos domi- cílios da localidade. Antes e depois das visitas eram realizadas discussões, configurando assim a uma ação em conjunto. Pensa-se que esta modalidade apresentada no artigo em questão possa ser caracterizada como um aten- dimento em conjunto. Os autores afirmam que a experiência potencializou o cuidado integral em saúde e atenção ao território, enfatizando ainda a importância da integração da teoria do atendimento em conjunto à práti- ca. Consequentemente houve desenvolvimento de competências técnicas e capacitação dos estagiários, aspectos estes que podem ajudar na promoção de saúde do país. Inspiradas nessas práticas e motivadas pela dificuldade dos pacientes em aderir ao tratamento nutricional, este trabalho foi iniciado no PAAS. Em- bora o profissional nutricionista seja buscado cada vez mais com o objetivo de modificação do comportamento alimentar, sabe-se que o mesmo sofre influência de diversos aspectos, não apenas nutricionais, mas também psico- lógicos. Ou seja, existe uma forte relação entre comportamento alimentar e as dimensões cognitivas e emocionais do sujeito. Nessa perspectiva, durante a abordagem ao paciente com dificuldades de adesão ao tratamento torna-se importante o entendimento interdisciplinar, ou seja, integração e troca entre diferentes áreas (TORAL; SLATER, 2007). A partir deste entendimento ini- cia-se esta prática no PAAS. Castells (1999) argumenta que a transformação tecnológica que pas- samos é definida pela prática dos saberes e não pela centralização deles. Desta forma, se pensa que as ações exercidas no PAAS, e aqui em foco o Atendi- mento Conjunto, trazem os conhecimentos e informações de áreas diferentes

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