Redes: força de produção em um serviço escola

70 Atendimento em conjunto: prática interdisciplinar envolvendo nutrição e psicologia INTERDISCIPLINARIDADE: TRABALHANDO EM REDE O Serviço Escola da área da Saúde da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), o Programa de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS) possui como propósito promover a assistência à saúde da população de São Leopoldo assim como desenvolver a formação em saúde, embasado em cin- co fundamentos: rede, interdisciplinaridade, clínica ampliada, grupalidade e acolhimento. Para o desenvolvimento dos projetos, possui como base os acolhimentos, as práticas clínicas e as intervenções em rede (CASTRO; RI- VERO, 2016). A prática aqui relatada compreende principalmente a rede e a interdisciplinaridade. Para o termo interdisciplinaridade, não há uma definição única e está- vel, esse fato é associado ao próprio objetivo dessa prática, de não manter o conhecimento divido em disciplinas isoladas (LEIS, 2005). Compreende-se o mesmo como uma metodologia que busca a interação como subsídio para o movimento de troca através das disciplinas. Dessa forma, há um intercâmbio de saberes e relações menos verticais que se completam e constituem um movimento em busca do conhecimento. Segundo Scherer e Pires (2011), a interdisciplinaridade exige uma in- terlocução com outros saberes, dentro da prática, constituindo-se assim de maneira coletiva. De acordo com Gomes e Deslandes (1994), a interdiscipli- naridade não desaparece com as disciplinas, mas sim provoca os limites e as potencialidades de cada um para que se possa pensar no coletivo. A aplicação da interdisciplinaridade na grande área da saúde conduz de uma desfragmentação do processo de cuidado centrado em procedimen- tos, para um exercício constante de atenção voltada ao sujeito. Com o obje- tivo de oferecer atendimento integral em saúde, a articulação de diferentes profissionais, seus conhecimentos específicos e também aspectos culturais e assistência social ocorre a ampliação da qualificação do profissional e da assistência ao usuário (BRASIL, 2009; BRASIL, 2012). Pensando na interdisciplinaridade e na sua configuração dentro do PAAS, o conceito de redes trazido por Castells (2009, p. 566) se torna im- portante dentro desta discussão, ou seja, “rede é um conjunto de nós inter- conectados”. As redes são sistemas que se ampliam, unindo-se a novos nós partindo da ideia de que consigam se interligar e se comunicar dentro dela (CASTELLS, 2009). Assim, o Atendimento Conjunto se torna uma rede, in- terligando os saberes da interdisciplinaridade dentro deste Serviço Escola da Saúde.

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