Redes: força de produção em um serviço escola

Amanda Lemos da Silva, Cauê Rodrigues, Mauro Antônio Félix e Nelson Eduardo Estamado Rivero 61 Os participantes foram escolhidos através da UBS Padre Orestes, em São Leopoldo/RS, após verificarem a demanda da família, composta por três pessoas: Usuário 1 (homem, 60 anos), Usuária 2 (mulher, 48 anos) e Usuário 3 (filho do casal, 7 anos), que esteve presente apenas em uma intervenção por estudar na parte da manhã. Participaram com a família dois estagiários, sendo uma do curso de Fisioterapia e o outro de Psicologia, que realizaram ações de campo e nú- cleo, iniciando com a construção do PTS (contendo diagnóstico situacional, definição de objetivos e metas, divisão de tarefas e responsabilidades, rea- valiação do PTS, ecomapa e genograma) juntamente com os usuários nos dois primeiros encontros, através da escuta qualificada, anamnese, exame físico, avaliação ambiental e psicossocial, incluindo a aplicação de quatro es- calas: MIF (Medida de Independência Funcional), Avaliação de risco segundo Escala de Coelho e Savassi, QASCI BRASIL (Questionário de avaliação de sobrecarga do cuidador informal) e Escala modifica- da de ASHWORTH, buscando contemplar os pontos principais a serem trabalhados com a família de acordo com a análise dos dados encontrados e com as expectativas e necessidades deles. Para a elaboração desta parte foram utilizados uma prancheta, folhas de oficio e canetas. Durante as visitas e atendimentos sempre foram verificados os si- nais vitais dos usuários, utilizando um estetoscópio, um esfigmomanômetro e celular com cronometro. Os resultados das intervenções e condutas, assim como o que eles nos traziam de importante para a reavaliação constante do PTS era anotado, a fim de ser repassado após para o prontuário na UBS. Os objetivos iniciais propostos no PTS foram: atuar de forma trans- disciplinar, orientar sobre a organização dos medicamentos, proteção, pro- moção e prevenção da saúde do casal; melhorar a capacidade funcional de ambos, orientar a cuidadora/esposa sobre o manejo com o Usuário 1, buscar maior autonomia do Usuário 1, melhorar os cuidados e autoestima da Usuá- ria 2, trabalhar a relação familiar e do casal. Para construção das ações relativas aos objetivos utilizou-se os con- ceitos de campo e núcleo desenvolvida por Campos (2000, p. 220): A institucionalização dos saberes e sua organização em práticas se daria mediante a conformação de núcleos e de campos. [...] O núcleo demarcaria a identidade de uma área de saber e de prática profissio- nal; e o campo, um espaço de limites imprecisos onde cada disciplina e profissão buscariam em outras apoio para cumprir suas tarefas teó- ricas e práticas [...] (Campos, 2000).

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