Redes: força de produção em um serviço escola
60 Atenção primária à saúde numa equipe interdisciplinar: um estudo de caso INTRODUÇÃO O presente trabalho decorre da experiência de inserção em uma pro- posta interdisciplinar na atenção básica realizada pelos Cursos de Fisiotera- pia, Enfermagem, Nutrição e Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos junto à UBS Padre Orestes no bairro Santos Dumont em São Leopoldo RS. A proposta não é constituída de uma atividade acadêmica única e comum prevista na grade curricular dos cursos, mas sim como uma ação de aproxi- mação e articulação das formações no campo com vistas a uma experiência interprofissional, portanto, as inserções ocorrem de maneiras distintas. No caso dos autores, a inserção da estagiária de Fisioterapia aconteceu através da atividade acadêmica de Estágio em Fisioterapia II, já o estagiário de Psicolo- gia integra-se à proposta como estagiário do Programa de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS), sendo esta uma atividade optativa. A proposta da atividade constitui-se, a grosso modo, de uma for- mação inicial conjunta, mapeamento do território, visitas domiciliares com construção de um Projeto Terapêutico Singular (PTS) e desenvolvimento de ações possíveis. O desenvolvimento do trabalho na residência dos usuários gera um resultado diferenciado daquele realizado nos atendimentos conven- cionais, por abranger tanto a avaliação física, social e ambiental, identificando de forma integral as condições de vida e condições sociais do indivíduo de uma forma observacional particular, aumentando o vínculo entre o usuário e o profissional. Quando se dá de forma interdisciplinar é ainda mais benéfico para equipe de saúde e o usuário, pois a junção de saberes vem de forma a contribuir na atuação, seja ela de campo ou de núcleo, aumentando as possi- bilidades e potencializando os resultados (SILVA, 2010). O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é elaborado com base nas ne- cessidades de saúde de cada usuário, não excluindo suas opiniões, seus so- nhos, seu projeto de vida, suas expectativas, etc. É algo singular, uma inte- ração democrática e igual entre profissional de saúde/ usuário/família para traçar objetivos e metas (CAMPO; DOMITTI, 2001). MÉTODO O período das visitas e atendimentos domiciliares se deu do final do mês de março a início do mês de junho de 2017, totalizando 8 encontros, que ocorreram uma vez por semana, em média 1 hora cada um, nas quartas-feiras pela manhã no domicilio dos usuários, supervisionados pelo docente da ati- vidade acadêmica e pelo supervisor do estágio profissional, sendo registradas no prontuário dos usuários, que fica na Unidade Básica de Saúde (UBS) da região a qual pertencem, no final de cada intervenção.
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