Redes: força de produção em um serviço escola

44 Grupo Canoagem Velocidade: um relato de experiência Durante os encontros com o grupo, assim como no seu fechamento no semestre, foram dados feedbacks às coordenadoras em relação ao processo grupal. Quais foram as suas aprendizagens e até mesmo ensinamentos em função das trocas de experiências, sentimentos e sugestões. Sendo assim, al- gumas das falas dos atletas foram transcritas abaixo: “Gostei, mais encontros práticos seriam mais interessantes. Acho importante ter o apoio de nutricionista e psicologia ao lado de atletas.” “Aprendi que cuidar a respiração ajuda a diminuir a ansiedade. Sobre a ali- mentação, o que é mais recomendável é comer antes, durante e depois do treino.” “Gostei muito de participar dos encontros com o grupo pois aprendi algumas técnicas de relaxamento e consegui focar e melhorar a atividade dos treinos através disso. Aprendi também a ler os rótulos e uma receita.” CONCLUSÃO Este trabalho demonstra a importância e a necessidade de haver um trabalho interdisciplinar de conscientização desta população para que pro- curem orientação adequada para auxiliá-los a atingir seus objetivos e des- mistificar conceitos errôneos a respeito do uso de suplementos nutricionais e possibilitar a adoção de práticas alimentares mais saudáveis. Além disso, o autoconhecimento e o manejo da ansiedade podem auxiliar na vida dos atletas tanto nas competições como fora delas. A participação no grupo foi um importante meio de redução da ansiedade, o que se deve tanto às técnicas quanto ao próprio processo grupal, uma vez que o grupo foi um espaço em que os atletas puderam expressar livremente as suas angústias e refletir sobre diversos aspectos de suas vidas. REFERÊNCIAS ARAI, D.; ROCHA, M.; OLIVEIRA, V. 2014. Competências socioemo- cionais: como preparar alunos para o século 21. 2014. Disponível em: < http://porvir.org/especiais/socioemocionais> . Acesso em: 31 jul. 2017. BRASIL. Portaria nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010. Estabelece diretri- zes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sis- tema Único de Saúde (SUS). Disponível em: <http://conselho.saude. gov.br/ultimas_noticias/2011/img/07_jan_portaria4279_301210. pdf> . Acesso em: 31 jul. 2017. CARVALHO T. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos ali- mentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais ris- cos para a saúde. Rev. Bras. Med. Esporte . v. 9, n. 2, p. 42-54, 2003.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz