Redes: força de produção em um serviço escola

Êmili Cisilotto, Daniele Santetti, Maitê Miranda Steffani e Martha Wallig Brusius Ludwig 41 Por fim, devido à direta relação entre a composição corporal e há- bitos alimentares, principalmente em contextos esportivos, foram avaliados indicadores antropométricos pertinentes à idade, com padronização da re- comendação internacional da International Society for the Advancement of Kinanthropometry (ISAK, 2011). Após a aferição destes indicadores, foram utilizadas curvas da Organização Mundial da Saúde (WHO, 2006) para classi- ficação, conforme o Escore Z, quanto: índice de massa corporal (IMC) para idade e estatura para idade. Além da aferição, foram realizadas as adequações das medidas como: circunferência abdominal avaliada conforme Freedman (1999); circunferência do braço; circunferência muscular do braço por Frisan- cho (1990); dobra cutânea subescapular e tricipital. Com a soma dos valores das dobras cutâneas tricipital e subescapular é possível obter a porcentagem de gordura corporal. Utiliza-se a fórmula de Slaughter et al (1988) na faixa etária de 8 a 18 anos e a distribuição em percentis da soma dessas duas dobras em todas as faixas etárias. ANÁLISE E DISCUSSÃO Os participantes do grupo demonstraram-se assíduos e interessados nas atividades propostas em cada encontro, participando das intervenções propostas. Ocorreram um total de dez encontros, onde foram trabalhados os seguintes temas: técnicas de relaxamento, informações do guia alimentar para a população brasileira, alimentação pré e pós treino, hidratação, suplementa- ção e projeto de vida. Todos os temas foram pensados em conjunto com o grupo, respei- tando os seus desejos. Além disso, o processo grupal deu-se de forma inter- disciplinar, contemplando melhor as demandas do grupo. A interdisciplina- ridade diz respeito ao grau de integração das disciplinas e a troca entre os especialistas; a partir dessa interação, todas as disciplinas devem sair enrique- cidas. Não basta tomar de empréstimo elementos de outras disciplinas, mas sim, julgar, comparar e incorporar esses elementos na construção de uma disciplina modificada (COSTA, 2007). Diante das intervenções de cunho interdisciplinar, possíveis por in- termédio do PAAS, podemos observar nos gráficos abaixo alguns dos re- sultados tidos através do processo grupal; das intervenções realizadas pelas estagiárias e da troca de experiências por parte do grupo. O gráfico abaixo mostra os resultados obtidos a partir dos Inven- tários de Ansiedade de Beck, em que podemos observar a diminuição de ansiedade em seis dos sete atletas avaliados. As datas correspondem aos dias da avaliação e reavaliação.

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