Redes: força de produção em um serviço escola

40 Grupo Canoagem Velocidade: um relato de experiência de 20 km praticados em rios de corredeiras ou água parada, enquanto que a Canoagem Velocidade consiste em realizar um percurso em água parada em um menor tempo e é uma modalidade olímpica (CBCa, 2008 apud PEITER, SANTOS, 2008). Seu início se deu no ano de 2005, sendo que atualmente conta com aproximadamente 160 atletas em quatro turmas divididas por faixa etária. Na equipe que compõe o projeto estão incluídos, além dos atletas: três professo- res de educação física, dois acadêmicos de educação física e dois monitores estudantes do ensino médio. Essa experiência de trabalho se deu com sete atletas de canoagem de velocidade e canoagem maratona, do sexo masculino, entre 15 a 28 anos, os quais foram acompanhados pelas estagiárias de Psicologia e Nutrição do PAAS. Esses jovens fazem parte de uma equipe de atletas que competem em campeonatos por todo o Brasil e em alguns lugares da América Latina. Antes do primeiro dia da intervenção, os participantes receberam um Termo de Autorização para levarem aos pais e/ou responsáveis para assi- narem. Depois da leitura e compreensão do mesmo, deu-se início ao tra- balho. O grupo denominado “Canoagem Velocidade” ocorreu no período de 21/03/17 a 11/07/2017 na Sede de Canoagem de São Leopoldo, tendo ocorrido com frequência quinzenal e duração de 1h30min. Tendo em vista o cumprimento dos objetivos do grupo, foram uti- lizadas técnicas de relaxamento descritas por Leahy et al (2013), sendo elas: relaxamento muscular progressivo, respiração diafragmática e relaxamento e imagens mentais positivas. Para mensuração da ansiedade antes e após a realização das técnicas de relaxamento e dentre outras intervenções gru- pais, foram utilizados os Inventários de Ansiedade de Beck (Beck Anxiety Inventory). Além disso, o consumo alimentar foi mensurado antes das interven- ções do grupo, por meio de Registro Alimentar de três dias, não consecutivos, incluindo um final de semana. A orientação de preenchimento do mesmo foi dada aos atletas previamente. As medidas caseiras foram transformadas em unidades de medidas para o cálculo. Quanto ao conhecimento nutricional, foi aplicada uma escala adaptada do estudo de Harnack et al (1997) antes e depois das intervenções em grupo. Por ser um método de fácil acesso e óti- mo custo-benefício, muitas intervenções centradas na educação alimentar e nutricional têm sido conduzidas com o intuito de aumentar o conhecimento nutricional e, consequentemente, melhorar seus hábitos alimentares (SCA- GLUISI et al, 2006).

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