Redes: força de produção em um serviço escola
24 Redescobrindo a extensão universitária na Unisinos lecer a extensão como um conceito que deve estar no DNA da formação de docentes e discentes na Unisinos. Tais princípios estão claramente expressos no PDI e no compromisso de Responsabilidade Social da AUSJAL (Asociación de Universidades Confia- das a la Compañía de Jesús en América Latina), assumido pela Universidade. Penso que o incremento de ações de gestão, que permitam um maior vínculo entre a Graduação e a Ação Social da universidade e o decorrente investimen- to de recursos humanos e financeiros no incremento destas parcerias permiti- ria uma alavancagem significativa nesta relação. A partir desta primeira etapa é possível vislumbrar alguns desafios a serem enfrentados: • Extensão ainda não é um conceito presente no cotidiano da for- mação acadêmica na Universidade, apesar das muitas ações desta natureza poderem ser identificadas nos cursos; • Reconhecer e inserir a extensão como função acadêmica integrada ao currículo exige pensar projetos que resignifiquem a participa- ção dos alunos; • Fomentar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão requer ação formativa reflexiva; • Fortalecer a extensão demanda estruturar currículos que também se alicercem por programas e projetos de extensão em coerência com o PDI. Também requer o alinhamento com a pesquisa desenvolvida na universidade e a geração de novas pautas de pesquisa; • É necessário lançar um outro olhar sobre a extensão: não o de quem vai resolver problemas, mas identificar potência; • É fundamental fomentar o conceito de extensão nas Escolas da Unisinos, entre coordenadores de cursos, docentes e discentes. • É urgente fomentar a formação de professores extensionistas. • Algumas ações foram iniciadas rumo a esta caminhada. Entre elas é possível citar: • Workshop com coordenadores de curso. Projetos Sociais apresen- tam os projetos para os coordenadores para que estes possam verifi- car possibilidades de inserção dos alunos da graduação nos projetos; • Participação em projetos através da AA Empreendedorismo. Incen- tivar o aluno através da temática de Empreendedorismo social.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz