Redes: força de produção em um serviço escola

Isamara Della Favera Allegretti 23 uma “Casa Colaborativa” que congregue estes diferentes Programas/Proje- tos através de um propósito comum. Desta primeira etapa aqui relatada surgiu uma série de questionamen- tos que apresento abaixo: • Que projetos apresentam maior potencial de participação de alu- nos de graduação? Como melhor articular estes Projetos/Progra- mas com os Cursos de Graduação através de uma maior aproxi- mação entre a UAGRAD (Unidade Acadêmica de Graduação/ Unisinos) e a Ação Social? • Como melhorar a financiabilidade de modo a viabilizar os proje- tos e qual a participação da UAGRAD nesta ação? • Como redefinir a carga de trabalho dos coordenadores/técnicos dos projetos de modo que possam focar efetivamente na gestão e na supervisão de estudantes? • Que saberes os Projetos e Programas contemplam para receber alunos de diferentes cursos? Quais competências podem ser me- lhor exploradas e desenvolvidas nos alunos? Qual a contribuição para a construção do perfil do aluno de cada curso? • Quais as demandas previstas para cada projeto por semestre? Isso possibilitaria inserir alunos através de práticas nas Atividades Acadêmicas? • Qual o perfil de aluno potencial para participar dos projetos? • A implantação nos currículos seria por Atividade Acadêmica e/ ou por Projetos pontuais? • Estágios e Práticas em Atividades Acadêmicas podem ser consi- derados atividades de extensão? Que atividades de extensão serão consideradas componente curricular? • Como desdobrar a Política de Extensão da UNISINOS (presente no PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional), de modo que a mesma chegue aos PPPs (Projetos Políticos Pedagógicos) dos cursos de Graduação? Como garantir que seja articulada com as Políticas Públicas (Rede de Assistência), setor privado e sociedade. Longe de ser um problema, penso que estamos frente a um universo de possibilidades, infinitas se pensarmos na vontade e na potência dos dife- rentes atores envolvidos no processo. Muitas são as reflexões decorrentes desta primeira etapa, e a primeira e talvez mais urgente seja exatamente forta-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz