Redes: força de produção em um serviço escola
20 Redescobrindo a extensão universitária na Unisinos • Quem faz a supervisão, no caso de participação dos alunos como estagiários nos projetos sociais da universidade? • Qual o aluno potencial para participar dos projetos? Foram realizadas reuniões com coordenadores de quinze Projetos e Programas: Banco de Alimentos, Cidania.com, PASEC (Programa de Ação Socioeducativa na Comunidade), Pró-Maior, PEI (Programa Esporte Inte- gral), Tecnosociais, Educas, Chance, NEABI (Núcleo de Estudos Afro-bra- sileiros e Indígenas), ObservaSinos, PRASJUR (Programa de Práticas Socio- jurídicas), Familias superendividadas, Eu Cidadão, PAAS (Projeto de Atenção Ampliada à Saúde) e Observatório Juvenil do Vale. A partir destas entrevistas e, também, conversas com alguns coorde- nadores de cursos e alunos, alguns aspectos puderam ser constatados: • Desconhecimento dos Projetos e Programas Sociais por parte da Comunidade Acadêmica; • Os Programas/Projetos, em sua maioria, estão distantes dos Cur- sos de Graduação; • Os Projetos e Programas podem proporcionar muita visibilidade para os cursos de Graduação; • Alguns projetos são apresentados em Atividades Acadêmicas es- pecíficas como forma de captação de alunos; • O aluno da Unisinos tem como característica de perfil ser um “trabalhador que estuda”. Assim, possui pouca disponibilidade para participação em projetos fora do horário de aula. Antes de dar prosseguimento a este relato, cabe uma ressalva necessá- ria. Minha vivência por 23 anos como docente na Unisinos me permitiu acom- panhar as muitas transformações ocorridas na universidade, principalmente aquelas voltadas à estrutura organizacional e seu modelo de gestão. Tais mu- danças, como em muitas ocasiões tem sido apontado pelo Reitor Pe. Marcelo de Aquino, permitem que a universidade entenda a si mesma como uma “estru- tura em movimento” 2 . Uma das mudanças ocorridas há alguns anos modificou a estrutura da extensão (como conceito mais amplo) na universidade. A criação da Diretoria de Educação Continuada potencializou e fomentou um dos braços da extensão, quer seja, o portfólio de cursos. Por outro lado, a extensão como serviço passou à responsabilidade da Ação Social. 2 Extraído de: http://www.jesuitasbrasil.com/newportal/2014/01/10/nova-gestao-na-u nisinos/. Acesso em 15 jul. 2017.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz