Redes: força de produção em um serviço escola

Márcia Travi Heurich 13 OS DESAFIOS DO TRABALHO EM REDES, NUM SERVIÇO ESCOLA DA ÁREA DA SAÚDE Márcia Travi Heurich 1 RESUMO: Esse artigo traz reflexões sobre os desafios do trabalho em rede no serviço escola da área da saúde, da Universidade do Rio dos Sinos – Uni- sinos. Apresenta alguns conceitos teóricos sobre o tema e as possibilidades de inserção coletiva, dos acadêmicos em formação, no Projeto de Atenção Ampliada à Saúde – PAAS. O desafio da formação profissional para a área da saúde impõe re- flexões contínuas sobre a construção do conhecimento científico, à luz das políticas públicas de saúde do país. Segundo Garanhani (apud UNISINOS, 2009, p. 15) o ensinar saúde direciona o olhar para a prática que se apresenta com o conhecimento frag- mentado, exigindo a desconstrução da fronteira das especialidades das dis- ciplinas, buscando a integralização total da interdisciplinaridade, entendida, como a contribuição que cada grupo de conhecimento traz para o alcance de objetivos comuns. Conforme Righi (2010), o encontro entre sujeitos identificados com diferentes saberes, com diferentes ângulos sobre determinadas questões, pode permitir a construção de novas questões e propor intervenções diferen- tes, mais eficazes, enfim, efetivas redes de produção de vida. O currículo integrado valoriza o espaço de integração entre ensino e serviço de saúde como o cenário do processo de ensino e aprendizagem, em 1 Enfermeira, prof.ª Ms. do Curso de Enfermagem da Unisinos Supervisora de Estágio do Projeto de Atenção Ampliada à Saúde – PAAS Victor Stumpf

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz