Projeto de Atenção Ampliada à Saúde: 20 anos de desafios e possibilidades

PAAS: entre práticas renovadas 95 servações e ideias dos outros profissionais fez com que enxergássemos várias possibilidades de trabalho, ampliando as formas de intervenção. Podemos destacar a riqueza que o trabalho interdisciplinar trou- xe para os pacientes do grupo, que valorizavam a presença de estagiárias de diferentes áreas para esclarecer suas dúvidas no âmbito da educação em saúde sobre Diabetes Mellitus. Notou-se que os frequentadores do grupo fixaram com maior facilidade as questões educativas trazidas para o encontro quando as dinâmicas permitiram sua participação mais ativa. Além disso, percebemos que os participantes levavam a sério a cor da estrela que recebiam após o teste de glicemia capilar. Alguns de- monstravam tristeza e/ou vergonha quando recebiam uma estrela que não era a de cor verde, levando a coordenação a refletir sobre o papel destas estrelas no grupo. Percebemos a importância do grupo de diabéticos na vida dos participantes. A educação em saúde consegue sanar muitas dúvidas que estão presentes no dia a dia dos diabéticos, melhorando sua qualidade de vida e podendo prevenir complicações da doença. Concluímos que os desafios para coordenar o grupo de dia- béticos foram bem trabalhados na equipe, uma vez que as estagiárias saíram satisfeitas e os participantes traziam retornos positivos sobre a intervenção ao longo do semestre. REFERÊNCIAS BOSI, Paula Lima et al. Prevalência de diabetes melito e tolerância à glicose diminuída na população urbana de 30 a 79 anos da cidade de São Carlos, São Paulo. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia. São Paulo, v. 53, n. 6, 2009. SARTONELLI, Daniela Saes; FRANCO, Joel Laércio. Tendências do diabetes mellitus no Brasil: o papel da transição nutricional. Caderno de Saúde Pública . Rio de Janeiro, v. 19, susp. 1, p. 529-536, 2003. SILVA, Ana Roberta Vilarouca da et al. Educação em saúde a portado- res de Diabetes Mellitus tipo 2: revisão bibliográfica. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste . v. 10, n. 3, p. 146- 151, jul./set.2009.

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