Projeto de Atenção Ampliada à Saúde: 20 anos de desafios e possibilidades

PAAS: entre práticas renovadas 91 Segundo Souza et al (2015) o trabalho interdisciplinar possui um percurso difícil e desafiador, na medida em que busca uma prática que consiga contemplar a complexidade do atendimento à população. Pode-se dizer que é no encontro entre os profissionais de diferentes áreas que se abrem brechas para perguntas que aparecem no processo grupal a partir dos diferentes pontos de vista, e necessitam buscar uma resposta comum entre as áreas envolvidas (SOARES et al, 2015). O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência da coordenação e supervisão do Grupo de Diabéticos ao longo do pri- meiro semestre do ano de 2016, contemplando as vivências e desafios deste trabalho interdisciplinar. METODOLOGIA Os encontros do grupo aconteceram em um serviço-escola, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS denominado Projeto de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS), que está vinculado ao Centro de Cidadania e Ação Social (CCIAS), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, no município de São Leopoldo – RS. Ser morador de São Leopoldo e ter diabetes mellitus são os critérios para participar do grupo. O Grupo de Diabéticos consiste em um gru- po aberto de educação em saúde, ou seja, os participantes não precisam ter vínculo com o PAAS para frequentar os encontros. Os encontros acontecem mensalmente, nas dependências do CCIAS e a média de participantes por encontro é de 21 pessoas. Estudantes dos cursos de enfermagem, nutrição e psicologia, além de professores destas áreas, conduziram as atividades. As práticas realizadas foram planejadas com antecedência pelas coordenadoras do grupo de acordo com as demandas que surgiram no decorrer dos encontros, sempre focando na educação em saúde. As ações foram desenvolvidas em encontros mensais, com data marcada para a última quarta-feira do mês, no período de março a junho, com duração aproximada de duas horas. Sucederam-se quatro encontros no primeiro semestre de 2016, estruturados e divididos em cinco momentos: inicialmente a verifica- ção da glicemia, em seguida uma fala e/ou dinâmica sobre educação em diabetes, após uma discussão aberta sobre o tema, momento em que os

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