Projeto de Atenção Ampliada à Saúde: 20 anos de desafios e possibilidades

86 PAAS: entre práticas renovadas dá lugar. Neste percurso, o sujeito da experiência estaria relacionado não somente à atividade em si, mas à receptividade, à abertura e à dis- ponibilidade que nos propomos a vivenciar em todos os encontros, ao receber as integrantes do grupo (Bondía, 2002), e também nossas ideias e perspectivas, que, enquanto coordenadoras, eram diferentes. As metáforas continuaram por todo o caminho, sempre nos provocando a pensar em como fazer com que isso chegasse nelas, de maneira que as fizessem pensar em novas formas de vida. O grupo, na maioria das vezes, conseguiu se enxergar potente para viver as di- ficuldades fora das paredes do PAAS. As dificuldades passaram a ser vistas de forma mais autônoma e o grupo, muitas vezes, passou a ser apenas mais uma estação, que presenciou encontros cheios de vida e de potência, mas o trem precisava seguir em frente, deixar aquela estação e passar a desbravar novos territórios. Ao fazermos parte de um grupo tão potente, não nos restam dúvidas, a aprendizagem e a experiência da grupalidade nos fez “aprendentes”. REFERÊNCIAS AMORIM, Margarete Aparecida. O Corpo no Esquizodrama . 2004. BARROS, Regina Benevides de. Grupo e Produção. In: LANCETTI, Antonio. SaúdeLoucura: Grupos e Coletivos, v. 4. São Paulo: Hucitec, 1994. BARROS, Regina Benevides de. Dispositivos em ação: o grupo. SaúdeLoucura: Subjetividade questões contemporâneas, v. 6, p. 183-191. São Paulo: Hucitec, 1997. BARROS, Regina Benevides de. Grupo: a afirmação de um simulacro. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. BERNARDO, Gustavo. Conhecimento e metáfora. Alea: Estudos Neolatinos . Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, Rio de Janeiro, 2004. BURZLAFF, Marili Adelaide de Azeredo; CASTRO, Rosana Cecchini. Abracadabra... que apareçam as crianças: o relato de novas formas de acolher no PAAS. In: CASTRO, Rosana Cecchini; RUSCHEL, Letícia Filho; RIVERO, Nelson Eduardo Estamado. Os desafios da Prática interdisciplinar em um serviço escola . São Leopoldo: Casa Leiria, 2015. p. 17-33. (Série Cadernos do PAAS, 1).

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