Projeto de Atenção Ampliada à Saúde: 20 anos de desafios e possibilidades

PAAS: um presente de novas parcerias 73 Interprofissional (EIP). Esta tem se apresentado como a principal estratégia na graduação em saúde para formar profissionais prepa- rados para o trabalho em equipe e voltados para o cuidado integral (BATISTA, 2012). Consiste em uma modalidade de formação em saú- de que promove o trabalho em equipe integrado e colaborativo entre pro ssionais de diferentes áreas com foco nas necessidades de saúde individuais e da coletividade, melhorando a qualidade dos serviços e da atenção à saúde (OMS, 2010; PEDUZZI, 2013). A partir do trabalho em equipe, há uma diminuição da fragmentação na abordagem ao usuá- rio/paciente, sem esquecer-se do reconhecimento das especificidades de cada profissão. (AGUILAR-DA-SILVA et al, 2011). Esse aspecto, além de ensinar ao educando a necessidade e os frutos do trabalho em equipe, possibilita conhecer outras profissões e, assim, aprofundar seu olhar em relação à necessidade de saúde do outro, visto gerar maior atenção integral à saúde. Ou seja, mesmo que a ação requerida não seja necessariamente de Fisioterapia, este aluno identifica a problemática e realiza o devido encaminhamento do usuá- rio/paciente para o profissional que poderá trazer a resposta a sua ne- cessidade. Assim, gerando saúde e cuidado dos sujeitos-usuários, bem como visão integral da pessoa humana, trabalho interprofissional e efi- ciência de gestão de serviços e cuidado em saúde. REFERÊNCIAS AGUILAR-DA-SILVA, Rinaldo Henrique; SCAPIN, Luciana Teixeira; BATISTA Nildo Alves. Avaliação da formação interprofissio- nal no ensino superior em saúde: aspectos da colaboração e do trabalho em equipe. Avaliação , v. 16, n. 1, p. 167-184, 2011. ALBUQUERQUE, Verônica Santos. A Integração Ensino-serviço no Contexto dos Processos de Mudança na Formação Superior dos Profissionais da Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica . v. 32, n. 3, p. 356–362, 2008. Disponível em: <http:// www.scielo.br/pdf/rbem/v32n3/v32n3a10.pdf >. Acesso em: 23 maio 2015. BATISTA, Nildo Alves. Educação interprofissional em saúde: concep- ções e práticas. Caderno FNEPAS , v. 2, 2012.

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