Projeto de Atenção Ampliada à Saúde: 20 anos de desafios e possibilidades
PAAS: um presente de novas parcerias 71 espaço primordial de abordagem ambulatorial para pessoas com in- capacidades, proporcionando abordagens em Fisioterapia de sujeitos com acometimento neurofuncional, musculoesquelética, respiratória, cardiovascular, entre outras no intuito de desenvolver a Funcionalidade dos sujeitos e gerar sua inserção social com autonomia e autocuidado apoiado. (UNISINOS, 2008). O aspecto interativo, cooperativo e flexível presente na propos- ta metodológica para o Curso amparam-se na premissa de que, embora o conhecimento seja um processo individual, ele também depende das interações estabelecidas pelo sujeito com o meio e das inquietações que essas interações possam lhe acarretar. O modelo curricular proposto, com a articulação das Atividades Acadêmicas como Serviço de Saúde Escola do PAAS, contribui para tais processos, pois, ao romper com a lógica da formação fragmentada em “disciplinas” isoladas entre si, es- tabelecendo uma relação interdisciplinar entre Atividades Acadêmicas, os alunos passam a conviver com seus pares do campo da saúde ao longo de todo o Curso, socializando os conhecimentos e as experiên- cias constituídas durante a formação profissional. Ainda, propicia o desenvolvimento de competências através de Práticas Assistidas rom- pendo também com a separação entre teoria e prática na formação profissional, produzindo uma relação de aprendizagem significativas para os educandos. (BRASIL, 2002). Considerando-se, ainda, as mudanças no modelo assistencial propostas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), faz-se necessária a for- mação de um profissional político, crítico, reflexivo, comprometido com a realidade social local, regional e nacional. Para isso, é necessário que as Práticas Assistidas através da inserção do aluno em nível ambu- latorial no PAAS auxiliem no preparo desse profissional, dentro de uma perspectiva reflexiva, humanista e não somente técnica. Nas Atividades de Práticas Assistidas e de Estágios, o aluno, ao cuidar de um sujeito, tem a possibilidade de aliar a teoria com a prática, além de fomentar a busca por aprofundamentos em conhecimentos na efetivação crescen- te de complexidade ao longo do Curso. (UNISINOS, 2016). A indissociabilidade entre teoria e prática é estabelecida à me- dida que os problemas emergem de situações cotidianas, confrontan- do o estudante com a realidade e possibilitando o desenvolvimento de inúmeras competências, que deverão ser mobilizadas para superar
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz