Projeto de Atenção Ampliada à Saúde: 20 anos de desafios e possibilidades

70 PAAS: um presenta de novas parcerias DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM FISIOTERAPIA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO EM UM SERVIÇO DE SAÚDE ESCOLA Ana Paula Barcellos Karolczak 1 Mauro Antônio Félix 2 A formação em Fisioterapia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS utiliza a inserção de alunos e professores na Rede de Saúde como possibilidade de vivenciar a realidade do sistema de saúde brasileiro. Assim, foi proposto no Projeto Político Pedagógico estratégias para o desenvolvimento de competências dis- centes. (UNISINOS, 2016). Dentro estas, a visão integral destaca-se, pois ao abordarmos os sujeitos, o aluno deve identificar a partir dos determinantes de saúde as necessidades das pessoas no tocante à saúde. Independentemente do imperativo em saúde, o olhar dos alunos para com os sujeitos-usuários esta alicerçado em uma visão biopsicossocial e espiritual que considera o contexto de inserção social. (BUSS, PELLEGRINI FILHO, 2007). Da mesma forma, propõe-se utilizar o Serviço de Saúde Escola, denominado de Projeto de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS) como interface acadêmica com a Rede de Atenção à Saúde, em especial o ambulatório para desenvolver atividades relacionadas ao saber-fazer da Fisioterapia, em nível secundário. O PAAS da Unisinos torna-se um 1 Fisioterapeuta e Professora Mestre Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Coordenadora do Curso de Fisioterapia. 2 Fisioterapeuta e Professor Mestre Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Coordenador do Curso de Fisioterapia.

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