Projeto de Atenção Ampliada à Saúde: 20 anos de desafios e possibilidades

PAAS: 20 anos de múltiplos encontros 51 Entre as instituições parceiras de projetos do SESC figurava a Unisinos, através do então chamado Programa Interdisciplinar de Promoção e Atenção à Saúde (PIPAS). Este contexto de trabalho me permitiu vivenciar mais uma experiência com a extensão universitária, desta vez de forma interinstitucional. Com o passar dos anos, fui consolidando minha formação, através da prática profissional e do investimento em cursos de espe- cialização e mestrado, até que, em 2003, surgiu a oportunidade de me tornar professora do Curso de Enfermagem da Universidade onde me formei enfermeira. Foi um momento muito especial em minha vida poder retornar à Unisinos, agora para contribuir na formação de no- vos enfermeiros. Para completar a minha felicidade, fui trabalhar como supervisora dos alunos extensionistas de Enfermagem no Programa Interdisciplinar de Promoção e Atenção à Saúde (PIPAS), que em anos posteriores se transformou em Projeto de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS), serviço escola da área da saúde e projeto de ação social da Universidade. Confesso que ali se colocaram desafios profissionais que não haviam sido enfrentados durante toda a minha caminhada acadêmica e profissional até então. Comecei a vivenciar o trabalho interdisciplinar e interprofissional junto dos colegas professores, dos técnicos e dos alunos de diferentes áreas profissionais, dialogando com serviços de saúde, de educação e assistência do município de São Leopoldo. Não foi nada fácil, e penso que ainda não o é. O fazer inter vem permeado de potências e fragilidades, avanços e retrocessos, sucessos e insucessos, verdades absolutas e verdades relativas, tristezas e felicidades, enfim..., mas se torna importante na medida em que o ensino em serviço se coloca como referência para a formação do profissional da saúde com competências para o cuidado, a gestão, o ensino e o controle social (CECCIM; FEUERWERKER, 2004). Nessa perspectiva, reconheço no serviço escola um terreno fértil para que seus atores aprendam a conhecer , aprendam a fazer , apren- dam a viver juntos , aprendam a ser (DELORS, 1999) e, desta forma, construam competências para atender as necessidades de saúde da população inseridos na Rede de Atenção à Saúde (MENDES, 2010), proposta para qualificar e potencializar o sistema de saúde vigente – o SUS.

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