Projeto de Atenção Ampliada à Saúde: 20 anos de desafios e possibilidades

PAAS: 20 anos de múltiplos encontros 45 ser pensada e planejada por um grupo de profissionais da Secretaria de Educação em meados do ano 2000. Então, em 2002, nasceu o SEI - Serviço Especializado de Inclusão, constituído por uma equipe mul- tidisciplinar que realizava atendimentos clínicos em pequenos grupos para os estudantes da rede municipal que apresentavam um histórico de fracasso escolar. Este serviço, hoje um adolescente entre os seus 14/15 anos já passou por diversos processos de transformação e mu- dança, inclusive na sua identidade, passando a se chamar NAPPI, quan- do entendemos a importância de ser um núcleo também voltado para a pesquisa. Com a chegada de um número cada vez maior de estudantes com deficiência na rede regular de ensino o trabalho da educação in- clusiva vem crescendo a cada dia. Atualmente, 695 estudantes matri- culados na rede municipal apresentam algum tipo de deficiência e um número ainda maior de estudantes apresenta outras necessidades edu- cativas especiais (NEE). Devido a isso, as atividades desenvolvidas pelo NAPPI também se modificam para atender melhor a demanda. No momento, a equipe realiza o assessoramento escolar no que diz respei- to aos processos inclusivos, a avaliação e o atendimento dos estudan- tes com NEE. A equipe multidisciplinar é composta por profissionais das seguintes áreas: Psicologia, Pedagogia, Psicopedagogia, Terapia Familiar, Fisioterapia, Psicomotricidade, Atendimento Educacional Especializado e Educação Física. Para o atendimento temos recebido estudantes com suspeita e/ou diagnóstico de transtornos (do espectro autista, da aprendizagem, da conduta e das emoções) ou de deficiências (física, sensorial, intelectual ou múltipla). Considerando esse universo e a necessidade de ampliar a rede de atendimento bem como a reflexão sobre o mesmo, é de grande importância a parceria estabelecida com a Universidade através do PAAS. O diálogo intersetorial contribui para qualificar o trabalho desenvolvido por nossa equipe. Desta forma, alguns estudantes recebidos para atendimento no NAPPI na área da Psicologia, mediante a parceria firmada com o PAAS, são encaminhados para avaliação com acadêmicos da disciplina de Processos de Avaliação Psicológica, possibilitando a prática clínica para os acadêmicos e a discussão dos casos juntamente com a equipe do NAPPI. As psicólogas do NAPPI se responsabilizam por acompa- nhar esse processo que é composto por: encaminhamento ao PAAS,

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