Projeto de Atenção Ampliada à Saúde: 20 anos de desafios e possibilidades
PAAS: 20 anos de múltiplos encontros 41 ENFRENTAMENTO À POBREZA PELA ATENÇÃO À SAÚDE Célia Maria Teixeira Severo 1 O Programa Tecnosociais pretende ser um espaço de integra- ção, em interface com professores/as e alunos/as dos diversos cursos e projetos sociais da UNISINOS. Suas ações procuram ser pautadas por duas dinâmicas fundamentais: a interlocução com instituições e redes que atuam na área – ONGs, entidades e movimentos sociais – e a de- manda de grupos que buscam sua inserção socioeconômica no merca- do de trabalho por meio dos empreendimentos da economia solidária, assumindo como princípio metodológico uma ética dialógica, onde o fundamental é a participação ativa dos envolvidos/as, a autogestão, a prática democrática e a valorização dos saberes dos/as participantes na relação com o conhecimento acadêmico. Para Sartori e Soares (2005, p.11) 2 , A dialogicidade como essência da educação libertadora apre- senta algumas características importantes: a colaboração (a ação dialógica só se realiza entre sujeitos), união (fundamen- tal para a consciência de classe ou de grupo), organização (momento da aprendizagem em que se busca transformar) e síntese cultural (instrumento de superação da cultura). 1 Célia Maria Teixeira Severo possui graduação em Serviço Social (2006), Pós- Graduação/Especialização em Cooperativismo (2008) e Pós-Graduação/ Especialização em Gestão do Social (2011) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, atuando no Programa Tecnologias Sociais para Empreendimentos Solidários - Tecnosociais, a incubadora de empreendimentos econômicos solidá- rios de geração de trabalho e renda da Unisinos, atualmente, como coordenadora. 2 SARTORI, A. S.; SOARES, M. S. P. Concepção dialógica e as NTIC: a edu- comunicação e os ecossistemas comunicativos. Anais do V COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, Recife, 2005
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