Projeto de Atenção Ampliada à Saúde: 20 anos de desafios e possibilidades

PAAS: 20 anos de desafios e possibilidades 35 de Foucault pode ser limitada ou prejudicada pela rigidez. Assim, além das nossas trocas e reflexões frequentes sobre esse lugar, também foi de extrema importância os espaços e trocas que foram feitos com a equipe no decorrer dessa construção. Segundo ela ainda, Winnicott já afirmava que nenhum indivíduo conseguiria usar da liberdade e criativi- dade sem que o ambiente lhe desse um contorno e lhe permitisse criar. A partir disso, entendemos que a equipe teve um papel fundamental, pois possibilitou vários espaços de discussões sobre o lugar do técnico. Muito mais do que pensar essa função no PAAS, todo o serviço tam- bém foi permitindo se olhar e se repensar conforme o artigo “Projeto de Atenção Ampliada à Saúde – PAAS: 20 anos de desafios e possibili- dades” escrito nesse caderno. Dividimos aqui o que construímos e o que ainda temos como desafio para fazer na gestão de um serviço com as peculiaridades do PAAS. Uma função que ainda está se constituindo e que surge com o objetivo de poder garantir que tanto os usuários como os estagiários possam ser olhados e atendidos com dignidade, respeito e qualidade. Outra questão importante é cuidar da saúde da própria institui- ção, garantindo que espaços de diálogos, discussões e roda possam se manter de forma permanente. Entendemos que o espaço será potente quando garantir que a voz de todos os envolvidos seja ouvida e conse- guir criar soluções criativas para os desafios e as diferenças encontradas. Conforme Ayres (2004), a experiência de trabalho em ato deve abrir espaços para o novo. Por isso, continuaremos aperfeiçoando e dando sentido a este espaço que por nós é ocupado hoje, que não ne- cessariamente seguirá conosco, mas sim permanecerá no serviço. Para isso, é fundamental que a experiência não se cristalize, fique rígida e en- dureça. Que possamos seguir pensando abertamente e com sensibilida- de nos espaços que ocupamos, mas principalmente no que produzimos com o outro e para o outro. REFERÊNCIAS: AYRES, José. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde. Saúde e Sociedade , v. 13, n. 3, p. 16-29, set./dez. 2004. AZEVEDO, Bruno. O ensino da gestão no curso de gradua- ção de medicina da FCM/UNICAMP: Possíveis encon-

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