Projeto de Atenção Ampliada à Saúde: 20 anos de desafios e possibilidades

PAAS: 20 anos de desafios e possibilidades 31 era organizada para que as questões fossem resolvidas nas reuniões de equipe 5 . Com a reorganização em 2016, as técnicas passaram oficialmen- te a fazer parte da equipe de gestão, compondo com as duas coorde- nadoras do serviço. Entendeu-se que algumas questões pontuais, do gerenciamento e organização do serviço, poderiam ser decididas e exe- cutadas sem que toda a equipe precisasse se envolver. Assim, as reu- niões de quartas-feiras se oficializaram como reunião da gestão. Com o incremento da equipe de gestão e a divisão de responsabilidades, um número maior de questões pode ser decidida e resolvida. Então, este espaço passou também a ter um caráter deliberativo. O PROFISSIONAL DA SAÚDE NO LUGAR DE GESTÃO Surge então o desafio de ocupar esse lugar novo no PAAS, de gestão, ação esta que não é normalmente aprendida nas universida- des, mas que foi possível de ser vivenciada de diversas maneiras nos espaços que ocupamos ao longo do nosso exercício profissional. Elas nos proporcionaram as experiências que nortearam a nossa prática. Entendemos que para além das questões administrativas que precisam ser gerenciadas, o principal desafio é de contribuir com o crescimento e saúde da instituição, o que envolve diretamente toda a equipe do serviço. Segundo Franco, Bueno e Merhy (1999), sempre que num trabalho em saúde houver um encontro entre trabalhador e usuário, operam-se tecnologias que buscam a produção de relações de respon- sabilização e escutas que se articulam com a produção de vínculos e compromissos em um projeto de intervenção. Isto seria o trabalho vivo em ato. Utilizando este conceito para pensar a gestão de um serviço, podemos considerar usuário não só aquele que utiliza o serviço para atendimento, mas toda a equipe que lá está para compor e realizar o tra- balho. Pessoas que aquecem as relações e dão vida ao serviço. Podemos, assim, pensar o gestor como um fomentador de encontros entre os próprios trabalhadores, em que se promove o vínculo e o cuidado não 5 Nas três primeiras segundas-feiras do mês, por duas horas a equipe se reúne. Atualmente, participam da mesma todos os professores supervisores e técnicos, bem como uma representante da secretaria e três representantes dos alunos.

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