Projeto de Atenção Ampliada à Saúde: 20 anos de desafios e possibilidades
30 PAAS: 20 anos de desafios e possibilidades Retomamos a participação nas reuniões de rede, nos aproxi- mando de alguns serviços, e frequentamos algumas reuniões de mi- crorrede para dar conta de demandas de alguns usuários do serviço. Além disso, ficou a nosso cargo a organização e gestão das atividades acadêmicas e práticas disciplinares da universidade que aconteciam no PAAS. Cabe ressaltar que nosso olhar esteve sempre voltado ao usuário do serviço e ao cuidado deste. Ayres (2004) nos provoca a pensar no nosso compromisso como profissionais de saúde na relação de cuidado que oferecemos às pessoas que chegam até nós. Ele reforça a importância de conseguir- mos relacionar a técnica com os aspectos humanistas ao olhar para a saúde do outro. Franco e Merhy (2005) nos alertam que, para podermos realmente iniciar uma ideia de cuidado, será fundamental que o usuário se sinta de fato acolhido e protegido. E é por compartilharmos com eles dessa forma de pensar que percebemos que nossa função estaria próxima ao cuidado das pessoas que chegam ao serviço, auxiliando na construção e garantindo que elas, de cuja saúde cuidamos, possam criar ou dar continuidade ao cuidado de si. Já em 2016 o PAAS viveu novas modificações, passando a orga- nizar suas práticas a partir de 3 eixos (Ações em Acolhimento, Práticas Clínicas e Intervenções em Rede), os quais agruparam todas ações do serviço. Com esta reestruturação, algumas práticas dos técnicos pude- ram se consolidar. Pensando na necessidade de que os professores pu- dessem se voltar mais ainda aos processos de ensino aprendizagem, para que assim as práticas em saúde pudessem ser realizadas com maior tranquilidade e qualidade, viu-se a necessidade de os técnicos assumi- rem a gestão e organização do serviço. Antes disso, o lugar de Gestão estava colocado na Coordenação e Coordenação Adjunta do PAAS. A Coordenação Adjunta já vinha sendo ocupada por uma técnica, um lugar estratégico sustentado pela equipe, que já tinha como objetivo manter o lugar de atenção do usuá- rio na Gestão. As outras técnicas auxiliavam neste processo, principal- mente a partir da instauração de reuniões semanais de quartas-feiras. Participavam dessas reuniões a coordenação, a coordenação adjunta, as técnicas e os professores que estivessem disponíveis ou fossem con- vidados. Essas reuniões tinham como objetivo pensar e previamente discutir demandas que chegavam até o serviço. A partir disso, a pauta
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