Projeto de Atenção Ampliada à Saúde: 20 anos de desafios e possibilidades

PAAS: 20 anos de desafios e possibilidades 29 vão se moldando para melhor atender as demandas que passam a sur- gir. Com o papel do técnico não aconteceu diferente. Apesar do serviço ter 20 anos, a função do técnico é mais re- cente, tendo apenas 10 anos. Foi em 2005 que o PAAS passou a contar com este profissional, sendo ele um psicólogo, que tinha como prin- cipal atividade, entre outras coisas, auxiliar na organização e execução das práticas do acolhimento. Com o tempo, outros psicólogos, bem como enfermeiras e nutricionistas, foram assumindo o cargo de técni- co, chegando a ter 6 profissionais no serviço, em 2010. Nesse período, sua tarefa era supervisionar a prática clínica dos estagiários, além de executar atividades administrativas. A partir do reconhecimento do serviço como local de formação profissional em saúde, a supervisão das práticas dos alunos passou a ficar exclusivamente a cargo dos professores, que compunham a equi- pe do PAAS. O objetivo era de melhor unir a prática e as Propostas Pedagógicas dos Cursos. Nesse momento, o lugar de técnico ficou pou- co definido, passando a ser uma construção particular de cada um que assumia esse papel na instituição. Entretanto na medida em que cada técnico saía do serviço, uma nova construção de espaço e papel deveria ser feita. Em 2015 sentimos a necessidade de construir um espaço sólido para o lugar do técnico, buscando, assim papéis e atribuições mais cla- ras e permanentes. Iniciamos esse processo ao fazermos o regimento interno do PAAS, por meio da provocação sobre as atribuições dos diversos atores que compunham o serviço. Pensar o papel do técnico, para além das atribuições administrativas do dia a dia, foi uma tarefa difícil. Percebeu-se que na própria equipe essa função não estava clara. Vínhamos construindo nossa prática a partir do que entendíamos ser importante fazer, mas pouco estava claro o que o PAAS queria de nós. Fomos trilhando o caminho que nos era dado e ocupando al- gumas lacunas, algumas brechas do serviço. Por isso, além da execução de tarefas para a manutenção do serviço, nos alocamos principalmente em dois espaços: acolhimento ao usuário/instituições e relações com a rede. O acolhimento é a primeira intervenção em saúde oferecida para aqueles que buscam o serviço, sejam estes sujeitos que procuram atendimento para si, sejam as instituições que visam algum tipo de in- tervenção local ou para seus usuários.

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