Projeto de Atenção Ampliada à Saúde: 20 anos de desafios e possibilidades

PAAS: 20 anos de desafios e possibilidades 27 O QUE POSSO FAZER HOJE? A CONSTRUÇÃO DE UM LUGAR PARA O PROFISSIONAL DA SAÚDE EM UM SERVIÇO ESCOLA Sarah Falena Donatti Bressan 1 Patrícia Arnhold 2 Letícia Fialho Ruschel 3 RESUMO: O presente artigo relata a experiência de profissionais da área da saúde ao constituírem o seu lugar na gestão do serviço escola Projeto de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), vinculado às graduações de Psicologia, Nutrição e Enfermagem. O intuito é refletir sobre o lugar que este pro- fissional, o qual chamamos de técnico, pode ocupar em um espaço des- tinado pela universidade para a educação em saúde. Utilizamos como ponto de partida duas questões: O que este profissional técnico faz no PAAS? Qual a sua função e seu lugar nesta engrenagem? Debatemos sobre o caminho percorrido para a consolidação deste espaço junto ao serviço. Ao final, discutimos sobre possíveis potencialidades e dificul- dades a serem enfrentadas por aqueles que ocupam este espaço. PALAVRAS-CHAVE: gestão, serviço escola, saúde, formação. 1 Psicóloga do Projeto de Atenção ampliada à Saúde (PAAS). Especialista em Psicologia Clínica. E-mail: sbressan@unisinos.br . 2 Psicóloga do Projeto de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS). E-mail: patarnhold@unisinos.br . 3 Nutricionista. Coordenadora Adjunta do Projeto de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS). Mestre em Saúde Coletiva. E-mail: lfruschel@unisinos.br .

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz