Projeto de Atenção Ampliada à Saúde: 20 anos de desafios e possibilidades

18 PAAS: 20 anos de desafios e possibilidades A partir de 2013, tendo em aproximadamente dez estagiá- rios em cada núcleo a cada semestre, tínhamos o Núcleo de Práticas Institucionais (interdisciplinar), um espaço de acolhida às demandas constituídas a partir de coletivos organizados. O Núcleo de Práticas Grupais (interdisciplinar) ocupava-se do andamento dos grupos psico- terapêuticos (apenas da psicologia), interdisciplinares e de psicoeduca- ção do serviço, bem como da formação de novos grupos. O Núcleo de Práticas Jurídicas era responsável pelas perícias psicológicas, Mediação de Conflitos, entre outras atividades, as quais implicavam em ações in- terdisciplinares entre a Psicologia e o Direito, numa parceria com ou- tro Programa de Ação Social da UNISINOS o Programa de Práticas Sociojurídicas – PRASJUR. Ao Núcleo de Acolhimento Permanente (interdisciplinar) cabia acolher e escutar as demandas de pessoas que buscavam atendimento junto ao serviço. Sempre foi a principal forma de ingresso ao projeto, organizando-se a partir da Política Nacional de Humanização e buscando construí-lo enquanto prática ética, como uma atitude de inclusão, como um espaço de promoção de saúde di- ferente de uma triagem ou seleção de casos (BRASIL, 2010a). O quin- to núcleo, o Núcleo de Práticas Individuais e de Família (disciplinar) era responsável pelo estudo e supervisão dos atendimentos realizados pelas diferentes práticas profissionais na modalidade individual ou de família (parceria com o Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu). Até o final de 2015, o PAAS organizou-se em núcleos, consti- tuindo uma estrutura de trabalho onde as ações estavam distribuídas a partir de equipes fixas e responsáveis por diferentes atividades vincu- ladas ao seu núcleo. Mesmo considerando a perspectiva da interdisci- plinaridade na constituição destes núcleos, havia clara dificuldade de transversalização das práticas entre núcleos e, portanto, entre princí- pios importantes do serviço como o trabalho em rede e o acolhimento. Ainda importante ressaltar que o PAAS – como vem sendo de- monstrado – baseia suas ações de formação comprometidas com os princípios e premissas do Sistema Único de Saúde (SUS) e na possibi- lidade de articulação entre instituições formadoras e política de saúde, no entanto, adota características peculiares no cumprimento desta dire- triz. Primeiramente, devemos salientar que se trata de uma instituição jesuíta, de ensino de privado, de caráter comunitário, de atendimento ao público, através de seu Serviço-Escola, o que a torna de certa forma

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