Projeto de Atenção Ampliada à Saúde: 20 anos de desafios e possibilidades
PAAS: 20 anos de desafios e possibilidades 17 Projeto de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS), contemplando a pre- sença de indicadores de impacto social na avaliação da prática e tam- bém porque, a equipe inicia alguns trabalhos junto à comunidade que pedia nossa efetiva parceria, identificando-se, inúmeras possibilidades e potencialidades de ampliar o trabalho até então realizado. Ao mesmo tempo, era necessário investimento na formação dos profissionais da equipe, para que as ações fossem desenvolvidas dentro da perspectiva da saúde coletiva. Era preciso aprender e realizar para além daquilo que já se conhecia! Foi um período de inquietudes, incertezas e que deslocava a equipe de seu modo habitual de trabalho e de concepções relativas ao fazer que necessitavam ser revistas. Assim, o próprio termo Ambulatorial que antes fazia parte do nome do PAAS (desde 2004) já não comportava os objetivos e as práticas do serviço. Na continuidade dos movimentos desencadeados, em 2011 ao completar 15 anos, a clínica ampliada surge como questão sendo orga- nizado um seminário a fim de capacitar, refletir e avançar no que tange às ações desenvolvidas no e pelo serviço. Os temas contemplados são gestão em saúde, clínica ampliada e planejamento e discussão de estra- tégias, o facilitou um olhar mais integral ao sujeito acolhido no serviço, com foco na promoção de saúde. As inquietudes e mudanças foram acontecendo dentro de cada integrante da equipe e da mesma no cole- tivo que trabalha oportunizando a ampliação dos espaços interdiscipli- nares, estruturando em 2013, a organização dos núcleos. Nomeamos Núcleo o espaço coletivo de trabalho no qual par- ticipam estudantes, professores e técnicos, e designa-se, pois, para estudo, discussão e atendimentos, oportunizando com isso o exercício interdisciplinar (CASTRO; SCHNEIDER, 2014, p. 11). Constituíram-se cinco núcleos, em sua maioria interdisciplina- res, cujas práticas eram realizadas por estagiários de enfermagem, nutri- ção e psicologia ou pelo menos por estagiários de duas dessas áreas. A supervisão e os seminários teóricos ficavam a cargo de professores de diferentes áreas que acompanhavam os estagiários de diferentes áreas ou de uma mesma área, ou aconteciam ainda através do acompanha- mento de profissionais de uma área específica que supervisionam esta- giários de outras áreas.
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