Projeto de Atenção Ampliada à Saúde: 20 anos de desafios e possibilidades

102 PAAS: 20 anos sonhando juntos especial, dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, em cam- panhas para a redução da mortalidade infantil, desnutrição, doenças infectocontagiosas e outras ações de caráter preventivo. Na Unisinos, não foi diferente. A primeira iniciativa foi a criação do Serviço de Psicologia da Unisinos, em 1982, seguida pelo Serviço Comunitário de Enfermagem e pelo Serviço Integrado de Nutrição. Os três serviços foram instalados separadamente no complexo histórico da antiga sede da Universidade, aproveitando o espaço físico que deixava de ser ocupado por salas de aula e laboratórios. Por ser no centro da cidade, também facilitaria o acesso da população. No decorrer dos anos subsequentes, foram implantados ou- tros serviços, em sua maioria vinculados à Saúde, com a participação da Biologia, da Educação Física e, mais recentemente, da Fisioterapia. Também observaremos que outras áreas se mobilizaram no sentido de organizar serviços de extensão ou articulando-se às iniciativas existen- tes, tais como: o Direito, a Educação e o Serviço Social. Nesse movimento de expansão, é importante citar, em espe- cial, dois projetos que muito influenciaram o desenvolvimento da extensão na Saúde e, mesmo que eles tenham ficado pelo caminho, por circunstâncias conjunturais, ambos serviram como inspiração. Refiro-me ao Serviço de Assessoria e Pesquisa em Psicologia à Rede de Ensino (SAPRE) e ao Programa Unidades Móveis de Saúde Coletiva (PRUMO). O SAPRE, mais diretamente ligado ao Curso de Psicologia, mas não menos implicado com práticas interdisciplinares, envolvia a Educação, a Filosofia e as Artes. O Prumo, projeto com financiamento internacional, trazia como eixo “a promoção de ações de cuidado em saúde”. Para isso, articulava educação, interdisciplinaridade, saúde cole- tiva, ambiente e comunidade. O comentário mais ouvido com relação ao Prumo dizia respeito a uma peculiaridade do trabalho da sua equipe: “ela botava o pé no barro”. Ainda poderíamos citar o Programa Esporte Integral (PEI) e o Núcleo Temático da Terceira Idade (NUTTI), atualmente Pró- Maior. Ficam aqui o registro e a homenagem de projetos que têm no trabalho em equipe e na interdisciplinaridade também os seus eixos estruturantes.

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