Grupalidade em um serviço escola: multiplicidades de um fazer cotidiano

Gustavo Borba 9 ... Prólogo A formação universitária se constrói a partir da reflexão e da ação. Nesse sentido, desenvolver ações que articulem os conhecimen- tos discutidos na academia, com as necessidades sociais da região pode ser um dos caminhos possíveis para uma formação qualificada e uma entrega social, com impacto regional. É nesse contexto que os programas de extensão se desenvol- vem: articulando muitas vezes o poder público, a sociedade e a univer- sidade. Além disso, em áreas de cunho aplicado, a atividade de pesquisa e reflexão a partir de ações é fundamental para o desenvolvimento dos alunos e professores. O trabalho que a Unisinos desenvolve através do PAAS, tem como premissa o contexto exposto acima. Desenvolvemos assessorias à escolas, casas de acolhimento e parcerias com a rede de saúde, de as- sistência e educação que são intervenções significativas para o serviço e comunidade. Uma forte entrega através de uma prática de extensão, com engajamento e construção do conhecimento coletivo e com a possibi- lidade de reflexão para a construção de novas teorias e práticas. Além disso, a integração de diferentes cursos, percebendo o usuário como um ser integral e desenvolvendo um senso de equipe de saúde, são elementos centrais para a formação de um profissional que compreen- de em profundidade seu campo de ação e área do conhecimento, mas dialoga com outros profissionais da área, que também interagem com o sujeito. Esse modelo sistêmico transforma o paradigma de pesquisa cartesiano e focado em determinada área em um paradigma sistêmico e coletivo, através do qual o todo é maior que a soma das partes e o usuário um ser integral. O PAAS nasceu em 1996 e é um dos principais programas de extensão universitária da Unisinos. Conta atualmente 50 estagiários a cada semestre (30 psicologia , 10 enfermagem, 10 nutrição) além de

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